Início Indústria Aeronáutica

Tanque RCT do 1º Airbus A321XLR da história começa a ser montado

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Peça Tanque Central Traseiro RCT A321XLR
Imagem: Airbus

A Airbus anuncia hoje, 6 de julho, que sua subsidiária de fabricação Premium AEROTEC, de Augsburg, Alemanha, iniciou a produção do primeiro Tanque Central Traseiro (RCT – Rear Center Tank) para a nova versão XLR do modelo A321neo. O “primeiro corte de metal” – a produção da primeira peça usinada para o tanque – ocorreu no último dia 25 de junho.

O RCT, exclusivo do novo A321XLR de longo alcance, é um tanque de combustível de alta capacidade, permanentemente instalado, que produz uso volumétrico máximo da fuselagem inferior da aeronave.

A estrutura do RCT, integrada nas seções 15 e 17 da fuselagem, está localizada atrás do compartimento principal do trem de pouso e comporta até 12.900 litros – que é mais combustível do que vários tanques centrais adicionais (ACTs) combinados poderiam conter anteriormente na família A321.

Além disso, o RCT ocupa menos espaço no compartimento de carga, liberando o volume do piso para carga e bagagem adicionais em rotas de longo alcance de até 4.700 milhas náuticas (nm), um alcance sem precedentes.

A Premium AEROTEC, contratada pela Airbus em setembro de 2019 para fabricar o RCT, completará a submontagem da estrutura nos próximos meses em sua fábrica em Augsburg. Essa fase envolve a produção das outras peças do RCT, seguidas de montagem estrutural, equipagem de sistemas e testes, antes da entrega às instalações de montagem de componentes principais (MCA) da Airbus em Hamburgo no início do próximo ano, onde o tanque será integrado à fuselagem traseira da aeronave.

Além do RCT dedicado, outras mudanças importantes no A321XLR incluem um trem de pouso modificado para um peso máximo de decolagem (MTOW) aumentado de 101 toneladas, freios melhorados e uma configuração otimizada de flaps das asas para preservar o mesmo desempenho de decolagem e requisitos de potência dos motores como o A321neo atual.

Airbus A321XLR

Desde o início de 2020 os primeiros componentes para a aeronave A321XLR inicial de teste de voo já estavam em produção, incluindo as principais peças forjadas de trem de pouso da Safran e as primeiras peças da caixa central da asa da Airbus em Nantes.

O A321XLR, o próximo passo evolutivo na família de corredor único da Airbus, foi projetado para maximizar a semelhança geral com o restante da Família A320neo, ao mesmo tempo em que introduz mudanças mínimas necessárias para fornecer à aeronave um Xtra Long Range (Longo Alcance Extra) com maior carga útil de receita e melhor experiência de viagens com a cabine Airspace.

Até o momento, 24 clientes encomendaram um total de mais de 450 A321XLRs, validando a necessidade do mercado pelos recursos exclusivos oferecidos por essa aeronave. Os testes de voo devem começar em 2022 e a entrada em serviço é esperada a partir de 2023.

O A321XLR fornecerá às companhias aéreas um alcance de até 4.700 nm e uma queima de combustível e emissões de CO2 30% menores por assento em comparação com as aeronaves concorrentes da geração anterior.

Informações oficiais da Airbus.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile