TAP adesiva aeronave em comemoração aos seus 75 anos

A TAP Air Portugal já completou 75 anos e decidiu adesivar uma aeronave para comemorar o aniversário histórico.

Imagem – Autor Desconhecido

A empresa foi fundada em março de 1945, mas só realizou o primeiro voo em 1946, quando fez um voo entre Lisboa e Madri. De lá para cá, a empresa portuguesa expandiu e se tornou uma referência em voos para a América Latina a partir da Europa, sendo a empresa europeia com maior presença nessa região do continente americano, além de ser a maior estrangeira no Brasil.

As relações fortes com o Brasil se confundem com a própria história da empresa, que começou o Voo da Amizade nos anos 1960, em parceria com a Panair e depois com a Varig. Foi um dos primeiros acordos de compartilhamento de voos em grande escala, e marcava o início da forte presença da empresa no país.

Indo mais adiante, em 2006, a empresa adquiriu a VEM (Varig Engenharia e Manutenção), instalando no Brasil a TAP M&E, especializada em manutenção e que herdou os hangares da pioneira em Porto Alegre e Galeão.

Em 2015 a empresa foi privatizada e na disputa estavam dois brasileiros: David Neeleman, da Azul, que é brasileiro-americano, e Germán Efromovich, da Avianca, e que é boliviano-brasileiro. No final, a proposta do criador da Azul acabou sendo a ganhadora e a empresa tinha oficialmente um dono do país colonizado por Portugal.

Curiosamente, as 13 caravelas de Cabral denotam o mesmo número de rotas da TAP no Brasil: eram 13 antes da pandemia, sendo 11 cidades diferentes atendidas a partir de Lisboa, além de Rio e São Paulo que também tinham voos para o Porto.

E foi a própria pandemia que traçou um novo destino à TAP: a empresa foi reestatizada e agora passa por um processo de reestruturação. E é por este motivo que as comemorações de 75 anos são discretas, com apenas um adesivo no Airbus A330-900neo de matrícula CS-TUD, batizado de John Dos Passos, americano autor de vários livros mas com ascendência portuguesa.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Após 21 dias de conflito com moradores, Latam volta a voar...

0
Após 21 dias sem voos para a ilha, a LATAM voará novamente para Rapa Nui, a Ilha de Páscoa, nesta quinta-feira, 13 de maio.