Início Empresas Aéreas

TAP adesiva aeronave em comemoração aos seus 75 anos

A TAP Air Portugal já completou 75 anos e decidiu adesivar uma aeronave para comemorar o aniversário histórico.

Imagem – Autor Desconhecido

A empresa foi fundada em março de 1945, mas só realizou o primeiro voo em 1946, quando fez um voo entre Lisboa e Madri. De lá para cá, a empresa portuguesa expandiu e se tornou uma referência em voos para a América Latina a partir da Europa, sendo a empresa europeia com maior presença nessa região do continente americano, além de ser a maior estrangeira no Brasil.

As relações fortes com o Brasil se confundem com a própria história da empresa, que começou o Voo da Amizade nos anos 1960, em parceria com a Panair e depois com a Varig. Foi um dos primeiros acordos de compartilhamento de voos em grande escala, e marcava o início da forte presença da empresa no país.

Indo mais adiante, em 2006, a empresa adquiriu a VEM (Varig Engenharia e Manutenção), instalando no Brasil a TAP M&E, especializada em manutenção e que herdou os hangares da pioneira em Porto Alegre e Galeão.

Em 2015 a empresa foi privatizada e na disputa estavam dois brasileiros: David Neeleman, da Azul, que é brasileiro-americano, e Germán Efromovich, da Avianca, e que é boliviano-brasileiro. No final, a proposta do criador da Azul acabou sendo a ganhadora e a empresa tinha oficialmente um dono do país colonizado por Portugal.

Curiosamente, as 13 caravelas de Cabral denotam o mesmo número de rotas da TAP no Brasil: eram 13 antes da pandemia, sendo 11 cidades diferentes atendidas a partir de Lisboa, além de Rio e São Paulo que também tinham voos para o Porto.

E foi a própria pandemia que traçou um novo destino à TAP: a empresa foi reestatizada e agora passa por um processo de reestruturação. E é por este motivo que as comemorações de 75 anos são discretas, com apenas um adesivo no Airbus A330-900neo de matrícula CS-TUD, batizado de John Dos Passos, americano autor de vários livros mas com ascendência portuguesa.

Sair da versão mobile