TAP Air Portugal contrata e irá voar para a América do Norte com o A321neo

A TAP Air Portugal pretende voar para a América do Norte com o novo Airbus A321neo e irá aumentar o quadro de funcionários para mais de 8000 colaboradores, afirmou David Neeleman em uma entrevista ao portal português dinheirovivo.




Serão contratados em torno de 400 funcionários e este número deverá ser atingido até o final do ano que vem. É uma boa notícia inclusive para pilotos brasileiros, como esclareceu o reconhecido Raul Marinho, do blog ParaSerPiloto, da AOPA Brasil. Segundo Marinho, pilotos brasileiros podem pilotar aeronaves portuguesas mesmo sem cidadania, e o contrário também é válido já que é um acordo bilateral.

Segundo Neeleman, a contratação será para suprir a abertura de novas rotas, inclusive a partir de Porto para os EUA e Canadá com o novo A321neoLR. “Vamos abrir muito mais ligações com a nova aeronave A321. É o que queremos fazer”, declarou o principal acionista da TAP Air Portugal. O A321neoLR deve ter um alcance de 4000 milhas náuticas (7400km) e levar 175 passageiros na configuração pretendida pela TAP. A aeronave teria consumo 53% menor que os atuais A330-200 que fazem as rotas transatlânticas.

O A321neoLR pode fazer as rotas entre Porto e as cidades de Boston, Miami, Nova Iorque, Montreal e Toronto sem dificuldades. Quando a TAP encomendou o A321neo em 2015, surgiram notícias sobre a utilização dos mesmos em rotas para o nordeste brasileiro, já que o país é o principal mercado estrangeiro da companhia portuguesa. O A321neo deverá ser entregue para a TAP no próximo ano, e a expectativa é que a companhia receba em 2018 um total de cinco A321neo, da versão regular e da LR de longo alcance.

A expansão nos EUA e Canadá foi afirmada por David Neeleman em outra entrevista, que disse considerar a utilização do A330neo para cidades americanas que sejam hub de seus parceiros United e JetBlue, como Chicago e São Francisco.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos