TAP Air Portugal recebe Airbus A321 novinho em folha

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A321neo A321LR TAP
TAP Divulgação

Na última quinta-feira, dia 23 de julho, a TAP Air Portugal recebeu o 19º Airbus A321 de sua frota. A aeronave de matrícula CS-TXF foi entregue num voo direto de três horas de duração entre Hamburgo e Lisboa, segundo dados do FlightRadar24.

De acordo com o Planespotter, a empresa portuguesa recebeu apenas duas aeronaves nos últimos sete meses, ambas do modelo Airbus A321LR (o outro chegou em junho com matrícula CS-TXE, mas não voou em rotas regulares da empresa desde então). Enquanto isso, a empresa devolveu seis aeronaves, que já constavam do seu plano de frota para devolução quando os contratos de arrendamento chegassem ao fim.

No entanto, a frota da empresa deve sofrer mais mudanças nos próximos meses, na medida em que a companhia avança com seu processo de restruturação, o qual é parte do acordo para receber o aporte público de cerca de $1,2 bilhão de euros ($1,2 mil milhão) em consonância com as regras da União Europeia.

De qualquer forma, ainda não há uma previsão do percentual de redução de frota e de pessoas e esses temas têm sido tratados entre a gestão e os sindicatos, sem que um número final viesse a público. Analistas, por sua vez, estimam que a restruturação deve resultar em cerca de 25% de redução.

A321LR

O A321LR é crucial para os planos de TAP, sua autonomia maior permite explorar de maneira cômoda os mercados da África, das Américas do Norte e do Sul a partir de Portugal, com voos diretos, quando a rota não tem demanda para um A330neo.

Na América do Norte, a aeronave pode explorar mercados na costa leste como Nova Iorque, Boston, Montreal ou Washington. No Brasil pode abrir novos mercados no nordeste e complementar serviços em cidades que já opera, principalmente no Nordeste e Norte do país.

O avião está configurado para 171 assentos, sendo 16 assentos-cama na Executiva, 48 assentos na Econômica Premium e 107 na Econômica.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Arma de assessor parlamentar dispara ‘sozinha’ no check-in da GOL em...

0
Um incidente ocorreu ontem no check-in da GOL no Aeroporto de Congonhas em São Paulo, onde uma arma acabou disparando acidentalmente.