TAP Air Portugal recebe mais três A330neo

TAP Air Portugal A330neo

Nos três últimos dias, a TAP Air Portugal incorporou mais três Airbus A330-900neo à sua frota. As aeronaves foram entregues pela Airbus nos dias 11 (CS-TUH) e 13 de junho (CS-TUE e CS-TUL).

A modernização da frota de longo alcance da TAP vai permitir à companhia aumentar a sua oferta e crescer para novos destinos, de forma mais eficiente, reforçando a sua competitividade global. Essas aeronaves já estão voando regularmente para o Brasil.

Importante destacar que a TAP Air Portugal foi a primeira aérea do mundo a operar o novo avião A330-900neo. Hoje, a frota já conta com 10 unidades do total de 20 encomendadas. O avião está configurado para 298 assentos em três classes: 34 na executiva, 96 na econômica plus e 168 na econômica e é o primeiro equipado com a nova versão da cabine Airspace, que representa um novo conceito de experiência do passageiro.

Adicionalmente, o A330neo incorpora também a última geração de reatores Rolls-Royce Trent 7000 e melhorias ao nível da aerodinâmica. Com características econômicas, versatilidade e elevada confiabilidade, o A330neo proporciona reduções de combustível da ordem dos 14%, tornando-o o avião wide-body mais eficiente do que as gerações anteriores.

Os A330neo são parte do plano de modernização da frota. Logo após a privatização, em 2015, os novos acionistas anunciaram uma encomenda de 53 novos aviões de última geração à Airbus. Foram pedidos à fabricante europeia quinze A320neo, doze A321neo, doze A321LR (Long Range) e catorze A330neo (depois ampliada para vinte).

TAP Air Portugal A330neo

De lá para cá, a TAP Air Portugal mudou sua abordagem de marketing, se posicionou mais próxima dos passageiros, se reinventou e entrou em novos destinos. Recentemente, a empresa atingiu o milestone de ter uma frota com mais de 100 aviões pela primeira vez na sua história.

Até 2025, a TAP receberá 71 novos aviões, mais modernos, confortáveis, na vanguarda tecnológica e mais eficientes em termos de consumo de combustível e de redução das emissões de CO2.

A Airbus divulgou recentemente um bonito vídeo em time lapse da montagem e pintura do A330neo. Assista:

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.