TAP Air Portugal reforça a frota de carga com a adaptação de um Airbus A321

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A321neo A321LR TAP Air Portugal
Imagem Ilustrativa: Kevin Hackert / CC BY-NC 2.0, via Flickr

A TAP Air Portugal vai incorporar mais uma aeronave à sua frota de cargueiros a partir dessa semana. Segundo entrevista ao Transportes & Negócios, o diretor da empresa aérea, Miguel Paiva Gomes, citou a adaptação de um jato Airbus A321, que normalmente é empregado em voos de passageiros, para o transporte de mercadorias.

Tal aeronave, assim como as outras três do modelo Airbus A330, operam numa modalidade que ficou conhecida como “preighter”, ou seja, jatos de passageiros que podem ter uma parte dos assentos removidos ou não, mas que passam a levar cargas no deck principal, além do porão.

Segundo Paiva Gomes, o A321 oferece uma capacidade de carga de 100 m³ ou 22 toneladas, para voar em rotas de até seis horas de duração. Alguns dos trechos citados pelo executivo e que poderiam ser operados pela aeronave incluem os Açores e países do norte da África, além, é claro, de destinos na Europa.

Essa modalidade de operação se tornou popular em todo o mundo durante a pandemia, uma vez que a atividade do setor aéreo caiu em todo o mundo e a capacidade de transportar carga em voos regulares de passageiros despencou. Outro incentivador para o modal foi o aumento do preço do frete, o que ajudou as empresas aéreas a reduzirem um pouco a perda de receita.

Ainda segundo o T&N, os A330 “preighters” têm tido intensa atividade, com até 35 voos semanais, uma boa parte deles com destino ao Brasil.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias