TAP Air Portugal se despede para sempre do Airbus A340 com um vídeo emocionante

Foto de Pedro Aragão, via Wikipedia

Como planejado há vários anos, a companhia aérea portuguesa completou um importante ciclo do processo de renovação da frota.

Após 25 anos voando com as cores de Portugal para os cinco continentes, a Companhia Aérea se despediu de um dos aviões mais importantes de sua história. Agora, o Airbus A340 passa o bastão para a nova frota widebody operada pela última geração de aeronaves da Airbus: o A330 NEO.

Os últimos quatro Airbus A340 da TAP receberam uma cerimônia interna de despedida, no hangar da companhia aérea em Lisboa, com a presença de centenas de trabalhadores que fizeram a história desta aeronave na empresa. 

Um vídeo emocionante em homenagem a todos aqueles que contribuíram para o sucesso e a longevidade desta aeronave de quatro motores na TAP foi transmitido durante o evento.

Fez história em Portugal

O modelo A340 foi considerado uma das aeronaves de longo curso mais sofisticadas e modernas no início dos anos 90, e representou uma nova maneira de viajar para os portugueses. Destacavam-se os assentos da classe executiva, poltronas que faziam o passageiro se sentir em casa, o bar com atendimento exclusivo e também o sistema de entretenimento individual que permitia a escolha de vários canais de vídeo e áudio, uma grande inovação para a época.

Na época, a companhia aérea renovou sua frota com quatro Airbus A340, que permitiram explorar novos mercados e complementar a oferta em várias cidades, adaptando sua estratégia comercial aos desafios de um mercado cada vez mais exigente.

No total, o A340 transportou mais de 12 milhões de clientes para mais de 55 destinos nos cinco continentes. Realizaram mais de 63.000 voos e mais de 450.000 horas de serviço para Portugal e o mundo com altos padrões de desempenho, conquistando reconhecimento internacional.

A vez do A330neo e do A321LR

A despedida do modelo A340 significa que os voos de longo curso da TAP agora são operados nas aeronaves de última geração da Airbus: o A330neo e o A321 LR. Estes dois novos modelos do fabricante europeu, considerados de ponta, permitem que a TAP faça história e ofereça uma nova, mais moderna, eficiente e ecológica maneira de viajar para seus clientes.

A frota de longo curso da TAP será completamente renovada até o final de 2019, com a adição das aeronaves NEO e a modernização das demais aeronaves da geração anterior. A classe Executiva, com um interior aprimorado da cabine, terá exclusivamente a última geração de assentos planos completos.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias