Início Empresas Aéreas TAP Air Portugal inicia aposentadoria do Airbus A340

TAP Air Portugal inicia aposentadoria do Airbus A340

Conforme adiantamos meses atrás, finalmente a TAP Air Portugal irá aposentar seus quadrijatos Airbus A340, marcando o fim de uma grande história.

Airbus A340-300 da TAP decola de Guarulhos

As aeronaves que estavam programadas originalmente para saírem da frota em fevereiro deste ano ficaram mais tempo na TAP devido a atrasos no A330neo.

Além disso a companhia portuguesa optou por aposentar alguns A330-200ceo primeiro, como o CS-TOH nas cores da Star Alliance.

Ontem o primeiro A340-300, de matrícula CS-TOA (Fernão Mendes Pinto), fez seu último voo. A aeronave fez o bate e volta de Lisboa para Recife. Hoje o CS-TOD (Dom Francisco de Almeida) cumpre a rota Lisboa – Luanda – Lisboa antes de pendurar os calços.

Ambos os aviões seguirão amanhã para Teruel, na Espanha, onde serão desmanchados e devem ter suas peças revendidas. Sendo assim, restarão dois A340: CS-TOB (Dom João de Castro) e CS-TOC (Venceslau de Moraes), que fazem seu último voo no dia 26 de outubro, aposentando no dia seguinte.

A340 e TAP: uma longa história

Os primeiros dois A340-300 na TAP chegaram em dezembro de 1994, seguidos de mais dois em abril de 1995. Depois dos Boeings 747-200, foram os maiores aviões que a companhia portuguesa operou.

Eram figurinha carimbada em diversos aeroportos brasileiros, tendo operado em praticamente todas as cidades brasileiras que a TAP voa.

Sua antiga pintura, com a faixa vermelha e verde, tornou-se popular não apenas nos aeroportos, mas em miniaturas nas mãos da criançada.

Foram praticamente 25 anos de serviços prestados à TAP, e ao contrário das piadas em torno da sua performance não tão boa na decolagem, provou ser uma aeronave confiável.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile