TAP Air Portugal começa a voar com aviões Airbus A321LR para o Brasil

A TAP iniciou na última terça-feira, 29, os voos com o A321LR para Belém do Pará e se tornou a primeira companhia a utilizar o jato no continente sul-americano.

Airbus A321LR TAP
Airbus A321LR da TAP © Michael Lung

A operação inaugural da aeronave foi feita para Belém, a partir de Lisboa, capital portuguesa. A aeronave foi recebida na capital paraense com jatos d’agua, fazendo o tradicional batismo após 7h40 de voo.

Apesar de ter apenas um corredor e ser utilizado majotariamente em voos domésticos, a empresa diz que o jato possui o mesmo nível de conforto dos A330neo da frota. Isso acontece porque os assentos, tanto da executiva como da econômica, são os mesmos, como já vimos no A330neo em primeira mão. Além disso, o A321neo pode levar até 240 passageiros, mas a TAP optou por colocar apenas 171 assentos, capacidade menor que muitos A320, irmão menor do A321.

Mas não é só isso de novidade no A321neo, que chega ao país na versão LR – Long Range. Esta versão possui tanques maiores de combustível, permitindo voar mais longe e fazer travessias como a do Atlântico sem dificuldades.

Trajetória do voo TAP 47 no FlightRadar24

Mais voos e novidades no Brasil

Belém agora terá três voos semanais da TAP, que ainda serão ampliados para quatro na alta temporada, o dobro do que era feito com o Airbus A330-200.

Outra cidade que irá receber o novo jato será Natal. Apesar de não ter data definida, a troca de equipamento deve ocorrer ainda no primeiro trimestre de 2020. Adicionalmente, é esperado que outra cidade do Nordeste também receba o Airbus A321 LR, mas ainda não foi definido qual será o novo destino do jato da Airbus, que é um sucesso de vendas da fabricante europeia.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos