TAP não fará mais manutenção de seus aviões no Brasil

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Empresa portuguesa comunicou que o futuro da divisão de manutenção no Brasil é incerto, mas que não fará mais as manutenções de seus aviões no país sul-americano.

Antigo hangar da TAP M&E em Porto Alegre

A notícia gera uma interrogação sobre o futuro da unidade do Rio de Janeiro – Galeão da TAP M&E (Maintenance and Engineering) que foi a sucessora da VEM – Varig Engenharia e Manutenção, após comprar os ativos da última.

A compra da VEM veio como um novo futuro para as instalações da Varig em Porto Alegre e Rio de Janeiro. A que já foi a mais notável empresa de manutenção aeronáutica do Brasil, responsável por pinturas, reparos e até conversões de aviões de passageiros para carga, hoje enfrenta sua pior crise desde o fim da empresa gaúcha.

A unidade de Porto Alegre, referência na manutenção de jatos Embraer, foi fechada em 2018, restando apenas a do Galeão que agora não receberá mais aviões da empresa portuguesa, que por muitas vezes realizaram manutenções por lá ao invés de Lisboa.

Planta mostra o tamanho do antigo complexo da TAP M&E em Porto Alegre

“Independentemente do que possa acontecer à TAP M&E Brasil, o plano de reestruturação já não prevê a realização da atividade de manutenção de aeronaves da TAP no Brasil a partir do final deste ano”, afirmou Miguel Frasquilho, presidente do Conselho de Administração da TAP, segundo o portal Newsavia.

A queda na demanda causada pelo coronavírus levou a TAP a ser estatizada e fez com que os clientes da então aclamada empresa de manutenção sumissem.

O Ministro da Infraestrutura de Portugal também não vê futuro para as instalações de manutenção brasileiras: “Sabemos que a M&E Brasil não é uma empresa com a qual queiramos ficar. Não temos ganho, mas é um trabalho que se vai fazer. A M&E Brasil é uma empresa para ser vendida”, afirmou Pedro Nunes Santo.

Em 2012, no auge da TAP M&E, fomos convidados a conhecer a unidade de Porto Alegre e mostramos cada detalhe nesta reportagem especial e histórica:

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Governo Dória publica edital de concessão para 22 aeroportos regionais paulistas

0
O Governo de SP lança o edital de concorrência internacional para leilão da concessão dos 22 aeroportos regionais, atualmente administrados