TAP tem o melhor mês de agosto de sua história e crescimento de 11%

A330neo TAP

Entre Janeiro e agosto, a companhia aérea portuguesa TAP Air Portugal transportou mais de 11,3 milhões passageiros, um aumento de 6,7% em relação ao mesmo período em 2018. A recuperação do mercado brasileiro influenciou e foi a principal direcionadora do crescimento.

Brasil – Depois de um primeiro trimestre com pouca demanda, agosto consolidou a tendência de crescimento no mercado brasileiro, como já havia sido visto no segundo trimestre e em julho. E, se em julho a TAP transportou 10,9% a mais do que no mesmo mês do ano passado, em agosto a diferença foi de 11,2% adicionais, o que representa um crescimento de 17.000 passageiros em comparação com 2018, para um total de 170.000 clientes no mês.

Atualmente, a TAP voa para Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, com aeronaves Airbus A330-200 ou -900neo.

Outros mercados – O maior aumento em número absoluto de passageiros foi na Europa, com um acréscimo de 79.000 passageiros transportados, um aumento de 8,5% em comparação com o período correspondente no ano passado. A América do Norte foi a próxima com um adicional de 39.000 passageiros, e crescimento de 51,7%, devido aos novos voos para os EUA. Apenas entre Janeiro e agosto, a TAP transportou 35.000 clientes adicionais da América do Norte para Portugal, que permaneceram pelo menos uma noite no país, resultado de seu também novo programa de stopover. Em voos de e para África, a TAP carregou um total de 134.000 passageiros, 17,3% mais do que no ano passado.

As novas rotas lançadas pela TAP este ano contribuíram com um adicional de 99.000 passageiros transportados em agosto. Na Europa, as novas rotas contribuíram com um adicional de 56.000 passageiros, o Atlântico Norte contribuiu com um adicional de 29.000 e do Oriente Médio (Tel Aviv) trouxe 9.000.

Depois de ter relatado uma ligeira diminuição do número de passageiros transportados no primeiro trimestre (-0,3% em comparação com o período correspondente no ano passado), no segundo trimestre o número de passageiros transportados cresceu 8,9% em comparação com no mesmo período do ano passado. Em julho, o aumento foi de 11%. O mês de agosto manteve a mesma taxa de crescimento. Para o ano em geral, o aumento dos passageiros em comparação com o mesmo período do ano passado já é mais do que 700.000.

Isso confirma a tendência de recuperação como resultado do crescimento do passageiro observado no segundo trimestre.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.