Início Empresas Aéreas TAP planeja voo para o sudeste do Brasil com jato A321 que...

TAP planeja voo para o sudeste do Brasil com jato A321 que pode bater recorde

Os planos da TAP Air Portugal de voos transatlânticos com o novo jato Airbus A321neo estão sendo cada vez mais colocados em prática e agora a empresa chegará no sudeste brasileiro com o modelo narrowbody de longo alcance.

Avião Airbus A321neo A321LR TAP Air Portugal
Airbus A321LR – Imagem: Kevin Hackert via Flickr

O jato A321LR é uma versão modificada do A321neo e equipada com tanques extras para permitir um alcance maior (daí o código LR, de Long Range). Ele tem sido um sucesso de vendas da Airbus, sobretudo por facilmente tomar o lugar do 757, modelo que a Boeing deixou de produzir em 2004.

O baixo consumo em voos longos, levando um número considerável de passageiros, tem sido um atrativo e a TAP tem colocado o jato em rotas ora feitas pelo Airbus A330. Atualmente, os voos da empresa portuguesa com o A321LR ligam Lisboa e Porto a Nova Iorque (Newark), Boston, Washington, além das cidades brasileiras de Fortaleza e Recife, com início de Natal, Maceió e Belém em breve.

Todas estas cidades se localizam na parte Norte ou Nordeste do Brasil, mais próxima de Portugal, confortavelmente dentro do alcance do A321LR da TAP, que não precisa reduzir o número máximo de 168 passageiros para chegar nestas capitais.

No entanto, agora a empresa solicitou uma rota para o sudeste, num voo de 8 horas e 10 minutos, que será o voo comercial mais longo feito pelo A321LR da empresa portuguesa, batendo um recorde interno.

A330neo da TAP decola de Confins com Belo Horizonte ao fundo

Segundo solicitado à ANAC, a empresa pediu uma operação pontual do A321LR na rota Lisboa – Belo Horizonte – Lisboa, que comumente é operada sempre pelos jatos Airbus A330. A solicitação serve para o voo que decola no domingo, dia 7 de novembro. O número de voo e o horário permanecerão inalterados, com o TP-103 pousando às 16h25 em Confins e decolando para Lisboa às 18h00 como TP-104.

Apesar do pedido oficial à agência brasileira, a mudança do A330neo para o A321LR ainda não foi feita no sistema da companhia. Lembrando que, como o voo está distante, podem ocorrer mudanças e a volta para o jato maior. Vamos acompanhar.

Atualmente, o voo comercial mais longo da TAP com o A321LR é de Lisboa para Washington, percorrendo 5.780 km em 07 horas e 34 minutos.

Se confirmado, o voo para Belo Horizonte percorrerá 7.417 km em 8 horas e 10 minutos. De qualquer maneira, nenhum destes voos baterá o recorde do modelo, que é da própria TAP mas num voo de translado:

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A