Início Empresas Aéreas

“Tapetão” da Aeromexico não adianta e Emirates ganha slots no México

A companhia dos Emirados Árabes Unidos finalmente conseguiu os almejados slots necessários para operar no Aeroporto Internacional da Cidade do México (AICM), via Barcelona. O voo começará a funcionar a partir de 9 de dezembro com o Boeing 777-200LR, capaz de levar até 38 passageiros na executiva e 264 na econômica.

Chegar até aqui não foi fácil. A Aeromexico tentou apelar a um juiz, pedindo a suspensão da autorização da Emirates, acusando-a de ser uma empresa subsidiada. Não foi primeira vez que isso aconteceu e, certamente não será a últim; essa rota demorou muitos anos para ser aprovada, justamente por conta das disputas entre as duas empresas.

Até agora, a Aeromexico tinha levado a melhor, mas, desta vez, a Emirates se aproveitou de um Direito de Liberdade para conquistar seu espaço. Fato é que, se o governo Emiradense subisidiasse tanto assim a Emirates, certamente muitos outros governos do mundo a estariam rechaçando, e não é o que acontece. A Emirates opera algumas das rotas mais rentáveis do mundo e têm lucro. Pior seria o governo injetando dinheiro numa empresa deficitária, prejudicando as concorrentes, como acontece na Argentina, por exemplo.

A Emirates Airlines é classificada como uma das melhores companhias aéreas do mundo e, de fato, será a única entre as 10 melhores do prêmio Skytrax World Airline, além da Lufthansa, a chegar à Cidade do México. 

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile