Tartaruga voadora: terceiro exemplar da espécie sai do ninho na França

O terceiro Airbus A380 da All Nippon Airlines (ANA) acaba de atingir o estágio final de montagem na fábrica da Airbus, em Toulouse. Agora, só falta a pintura. Esse é o último dos três exemplares adquiridos pela empresa japonesa, todos eles personalizados com pintura especial da tartaruga-marinha verde.

A primeira Flying Honu foi entregue em Dezembro de 2018

Em dezembro de 2018, ANA recebeu o primeiro gigante, que foi batizado de Hawaiian Sky e tem a tartaruga pintada em tons de azul. Por sua vez, o segundo, recebido em maio de 2019, tem o nome de Hawaiian Ocean e o simpático bichinho pintado na na cor verde-esmeralda, e, por último, o Hawaiian Sunset terá tom laranja pôr-do-sol. O último, que você vê no Tweet de Clément Alloing abaixo, deve ser entregue até o final do ano à empresa do Japão.

Como o nome das aeronaves sugere, todas estarão alocadas nos voos entre Tóquio e o Havaí, um dos destinos de férias preferidos dos japoneses. Inclusive, a operação da ANA é a primeira e única com A380 no arquipélago dos Estados Unidos.

Qual o significado da tartaruga?

A pintura da tartatuga, que é conhecida como “Honu” no Havaí, foi selecionada num concurso, há três anos, dentre uma lista de 2.000 modelos recebidos. O vencedor transformou a aeronave numa gigante tartaruga-marinha verde, um símbolo de sorte e prosperidade no Havaí, para onde a aeronave voará diariamente.

A aeronave da ANA está configurado para 520 passageiros, sendo 8 na primeira classe, 56 na classe executiva, 73 na econômica premium e 383 na econômica regular, que contará com a configuração 3-4-3 sendo a fileira do meio um SkySofa.

Umas das rotas mais rentáveis da empresa

Voos entre o Japão e o Havaí representam um mercado altamente competitivo. Aproximadamente 1,5 milhão de japoneses viajam para lá todos os anos, com as empresas aéreas apresentando sempre altos índices de ocupação. Com o A380, a ANA tem aumentado sua fatia na rota.

Além disso, a companhia também tem feito uma série de atividades no Havaí, com objetivo de incentivar a proteção e preservação da tartaruga marinha verde, que é listada entre as espécies ameaçadas de extinção pela União Internacional para Conservação da Natureza.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.