Táxi voador Velocity decolará hoje em Le Bourget, Paris

Volocity – Imagem: Volocopter

Um táxi voador decolará em Le Bourget, Paris, nesta segunda-feira, 21 de junho, antes de fazer outros testes daqui a poucas semanas, com objetivo de uma demonstração prática durante os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

O Volocity decolará hoje no aeródromo de Bourget, em Seine-Saint-Denis, por ocasião do Paris Air Forum. Este voo de teste irá preceder testes mais aprofundados e detalhados que acontecerão algumas semanas depois em Pontoise-Cormeilles-en-Vexin no Val-d’Oise.

Com o horizonte de voos de demonstração nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris em 2024, o grupo Aéroports de Paris (ADP), a Régie autonome des transports parisiens (RATP) e a região da Ilha-de-França uniram forças para esse fim em torno do referido aeródromo. O objetivo é preparar o transporte para uma oferta comercial que pode começar em 2030.

Desenvolvido pela startup alemã Volocopter, o Volocity está localizado a meio caminho entre o drone e o helicóptero. Totalmente elétrico, o projeto foi apresentado pela primeira vez há dois anos em Cingapura e é equipado com 18 motores e 9 baterias, podendo transportar um piloto e seu passageiro por cerca de trinta quilômetros a uma velocidade de cerca de 100 km/h.

A startup alemã já está alguns passos à frente de seus concorrentes, uma vez que o Volocity está em processo de certificação pela EASA, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação. Para Patrick Ky, seu diretor executivo, os primeiros táxis voadores poderiam entrar em serviço dentro de três a quatro anos.

VoloDrone

Além do Volocity, a Volocopter também está em avançado estágio de desenvolvimento de seu drone de transporte de cargas VoloDrone.

VoloDrone – Imagem: Volocopter

Na última sexta-feira, 18 de junho, o drone de carga pesada foi apresentado na Conferência Nacional de Aviação (Nationale Luftfahrtkonferenz) no Aeroporto Berlin Brandenburg, onde vários políticos federais alemães e representantes da indústria da aviação viram o VoloDrone pela primeira vez.

O exemplar exibido no local na Conferência Nacional de Aviação é uma aeronave de teste da Volocopter com um contêiner de transporte de amostra da DB Schenker.

O drone tem 9,15 metros de diâmetro e 2,15 metros de altura, e em operação comercial poderá percorrer distâncias de até 40 quilômetros. A aeronave pesa 600 quilos e tem capacidade de carga útil adicional de até 200 quilos. As operações do drone serão totalmente elétricas com recursos autônomos além da linha de visão visual (BVLOS).

O primeiro voo ocorreu em 2019. Desde então, testes regulares de voo foram realizados em vários campos de aviação no sul da Alemanha. As futuras aplicações logísticas para o drone de carga pesada incluem lugares que são difíceis ou mais lentos de alcançar por outros meios, como ilhas, entregas terra-a-navio, transporte para regiões montanhosas ou lugares isolados de redes rodoviárias após desastres naturais. As entregas dentro da cidade também são casos de uso plausíveis.

Com informações da Volocopter

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias