Início Mercado Taxista multado em $700 por cobrar o dobro do preço em corrida...

Taxista multado em $700 por cobrar o dobro do preço em corrida saindo de um aeroporto

panning photography of yellow taxi
Foto de Rodolfo Clix via Pexels.com

O caso relatado não aconteceu no Brasil, mas merece destaque por tratar-se de punição exemplar e rápida a uma atitude desonesta. A situação envolveu um motorista de táxi, processado pela Autoridade de Transporte Nacional (NTA) da Irlanda e punido em $ 700 euros (R$ 4.300, aproximadamente) por cobrar de uma passageira mais do dobro da tarifa normal ao buscá-lo no Aeroporto de Dublin.

Segundo relata o jornal Independent, o taxista, acostumado com o trajeto, cobrou o dobro do preço. Enquanto uma corrida normal custaria em torno $ 25 euros, a passageira se viu cobrada em $ 44 euros, depois que o motorista simplesmente desligou o taxímetro durante a viagem, sem explicação.

A passageira disse ao juiz que pegou o táxi no aeroporto de Dublin, após ter chegado de Londres. Ela, que também está acostumada com a rota, ficou indignada. Quando recebeu a cobrança do taxista disse “ter entendido errado”, pois já imaginava qual seria o valor aproximado. No que o taxista confirmou com um “four-four”, ela não argumentou, simplesmente pagou.

Ela alegou que ele lhe deu três recibos em branco e disse-lhe “para preencher o que quisesse”. O taxímetro ainda estava apagado nesse momento, ela alegou.

Ela então foi para sua casa e fez uma reclamação, que foi recebida e transformou-se num processo movido pela NTA.

Durante o julgamento, o juiz condenou o motorista a pagar a multa imposta pela NTA, de $ 300 euros, mais as custas processuais de $ 350 euros e outros $ 50 euros para a mulher que entrou com a reclamação.

Sair da versão mobile