Início Empresas Aéreas

Terceiro A321neo da Azul é flagrado em voo e entrega pode estar próxima

Na última quinta-feira (3), foi flagrado em voo o terceiro Airbus A321neo da Azul Linhas Aéreas. A aeronave está pronta de desde abril, mas a pandemia atrasou os planos da empresa brasileira de recebê-la. Esse mais recente voo foi um traslado de 59 minutos desde a área de armazenamento de Erfurt para a fábrica de Hamburgo.

Além disso, esse também foi o primeiro voo da aeronave em dois meses e marca sua retirada da estocagem, o que pode indicar que a entrega para a Azul se aproxima. Segundo consta no registro da aeronave na Airbus, esse avião já foi entregue contratualmente à empresa brasileira e quando chegar ao Brasil terá matrícula PR-YJC.

Atualmente, a Azul tem dois Airbus A321neo na frota (PR-YJA/B) e ambos estão sendo empregados em rotas de maior demanda da empresa aérea, a partir de Campinas, seu hub no interior paulista após passarem um tempo nos Estados Unidos para a instalação dos sistemas de wi-fi e tv a bordo.

Imagem do FlightRadar24 mostra o traslado do A321neo

Entregas no ritmo normal

A Airbus está terminando de se livrar dos problemas na produção e instalação da Airbus Cabin Flex (ACF) na sua unidade de Hamburgo. A cabine ACF é uma remodulação das galleys (cozinhas dos comissários) e banheiros, que foram rearranjadas para dar mais espaço para poltronas, permitindo uma configuração mais flexível.

É exatamente com a cabine ACF que os A321neo da Azul são equipados, apesar de a empresa ter optado por uma densidade menor de passageiros. Em comparação aos A321ceo e aos primeiros A321neo que estão operando, a configuração ACF troca uma porta de emergência por duas.

Assim, com mais saídas, a aeronave pode levar um máximo de 240 passageiros ao invés dos 220 da geração anterior, isso mantendo a mesma fuselagem. Na Azul, o modelo leva 214 passageiros.

Para as empresas que optarem por uma densidade maior, as fileiras das portas de emergência contam com seis assentos (3-3) ao invés dos atuais quatro (2-2) da posição. Isso dá um ganho de 8 assentos no total, somado aos 12 assentos a mais das duas novas fileiras geradas pela mudança nos banheiros e galley, totalizando 20 assentos extras.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile