Terceiro voo entre Brasil e Portugal para repatriação será na próxima semana

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A330-200 TAP Air Portugal
Imagem: Alex Beltyukov / CC BY-SA 3.0 GFDL 1.2, via Wikimedia Commons

Após um voo no final de fevereiro e mais um nesta quinta-feira, 11 de março, brasileiros retidos em Portugal e portugueses retidos no Brasil contarão com mais uma opção de serviço de repatriação no início da próxima semana.

De Portugal para o Brasil

Segundo reporta o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty), o terceiro voo extraordinário entre Lisboa e São Paulo, mais uma vez realizado pela companhia aérea portuguesa TAP Air Portugal, acontecerá na segunda-feira, 15 de março.

O órgão das relações internacionais do Brasil informa que 519 cidadãos já conseguiram voltar de Portugal nos outros dois voos, após a suspensão do transporte aéreo de passageiros entre os dois países por ordem do governo português, devido à piora na disseminação da Covid-19.

Assim como nas ocasiões anteriores, a operação da próxima semana é privada, e os passageiros deverão se atentar aos requisitos de entrada no Brasil, como a apresentação do teste com resultado negativo para Covid-19 antes do embarque.

Os interessados devem tratar diretamente com a TAP da marcação ou do eventual reaproveitamento de bilhetes aéreos. Tendo em conta o estado de emergência e as restrições vigentes em Portugal, somente poderão ingressar no aeroporto os passageiros com bilhetes confirmados pela TAP.

Do Brasil para Portugal

Segundo a embaixada de Portugal no Brasil, portugueses retidos no Brasil também poderão aproveitar a terceira operação para retornarem a seu país natal. O voo será realizado no dia 16 de março entre São Paulo e Lisboa, autorizado pelo Governo Português e pelas autoridades competentes em matéria de aviação civil.

Este voo, segundo a embaixada, também se dará em condições inteiramente idênticas às daqueles operados no dia 27 de fevereiro e no dia 11 de março.

A TAP Air Portugal contactará os passageiros que, sendo portugueses ou cidadãos estrangeiros residentes em Portugal, foram afetados pela suspensão dos voos e manifestaram, junto dos postos consulares portugueses no Brasil, necessidade de regresso imediato a território nacional, não tendo tido ainda possibilidade de o fazer.

O contato preferencial será por via telefônica, mediante os dados fornecidos aos postos consulares, e a embaixada solicita que não sejam feitas tentativas de contato direto com a TAP, que em nada ajudarão a uma maior celeridade do processo.

Os passageiros deste voo rumo a Lisboa estão obrigados, cumulativamente, a:

i) Apresentar comprovativo de realização de teste laboratorial (RT-PCR) para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque, com exceção das crianças que não tenham completado 24 meses de idade;

ii) Cumprir, após a entrada em território nacional, um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde portuguesas.

Informações pelo Itamaraty e pela Embaixada de Portugal no Brasil

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias