Terminal de Cargas em Viracopos tem apreensões de drogas em série

IMAGEM: Divulgação Receita Federal

O Terminal de Cargas Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), foi palco de diversas tentativas de tráfico de drogas na primeira semana de maio. As apreensões foram feitas pela Receita Federal (RF) durante inspeções de rotina nas mercadorias dos armazéns internacionais.

O terminal de Importação, a RF apreendeu dois pacotes com a presença de haxixe, droga derivada da maconha. As cargas tinham chegado de um voo vindo dos Estados Unidos e tinham seus destinatários no Rio de Janeiro (RJ) e em Brasília (DF). A capital carioca receberia 102 gramas da droga escondida em um envelope, que foi declarado como documento.

Na encomenda para o Distrito Federal foram achados mais 1,820 quilo do entorpecente em uma carga de produtos alimentícios armazenados em potes de vidro, os quais faziam parte de uma cesta de presente com outros itens.

No armazém de Exportação, foram apreendidas duas encomendas com destino à Europa e uma terceira que seguiria para a Tailândia. No local, foram retidas três remessas com um total de 1,365 quilo de cocaína. Desse total, 1,055 quilo da droga estava oculta no forro de uma bolsa feminina com destino a Geórgia, no leste europeu.

Destinada à França, a segunda encomenda continha 50 gramas do entorpecente entre pastas plásticas de documentos. A tentativa de exportação para a Tailândia continha 260 gramas de cocaína escondida no interior de equipamentos de informática (HDs).

A fiscalização das remessas de importação e exportação é realizada diariamente pelos servidores da Receita Federal utilizando critérios objetivos e gestão de risco para a seleção das cargas com indícios de ilícitos ou irregularidades.

Informações da Receita Federal

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias