Terminal São Paulo tem apagão aéreo na manhã deste sábado

Imagem: FlightRadar24.com

A Terminal São Paulo enfrentou um apagão aéreo na manhã deste sábado, 16 de junho, após problema elétrico no Centro de Controle do setor. Aeronaves ficaram impedidas de pousar ou decolar por aproximadamente 1 hora entre as 08:30 e 09:30. A imagem acima, retirada do site de monitoramento FlightRadar24, mostra a completa ausência de aeronaves no ar pouco depois das 09:00.




Segundo informações do CGNA (Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea), um pico de energia elétrica causou a parada dos sistemas de controle de tráfego, que precisaram ser reiniciados. Durante a ocorrência, o controle precisou ser executado apenas através de comunicação de rádio, sem o monitoramento de radar, causando uma parada praticamente completa dos pousos e decolagens para garantir a segurança das aeronaves.

Dezenas de voos chegando dos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos passaram a efetuar órbitas de espera nas proximidades da Terminal São Paulo, conforme se observa no playback do FlightRadar24. Muitos deles optaram por alternar seu destino para aeroportos como Confins em Belo Horizonte, Galeão no Rio de Janeiro, Afonso Pena em Curitiba, entre outros.

Neste momento as operações já voltaram a ser efetuadas em todos os aeroportos, porém as companhias aéreas precisarão de tempo para normalizar a malha aérea com tantos pousos alternados e decolagens canceladas ou atrasadas.

 

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Governo inclui profissionais do setor aéreo como prioritários na vacinação

0
Trabalhadores dos setores aéreo, rodoviário, ferroviário, portuário e aquaviário serão priorizados pelo Ministério da Saúde.