Tesouro de Israel nega pedido de ajuda da El Al, a maior companhia aérea do país

A maior companhia aérea da Israel, a El Al, disse nesta segunda-feira (06) que o Tesouro do país rejeitou o pedido da empresa de um empréstimo estatal de US$ 350 milhões para enfrentar a pandemia de coronavírus.

Avião Boeing 787-9 Dreamliner El Al Israel
Boeing 787-9 da El Al – Imagem: Adam Moreira [CC]

A empresa está enfrentando uma ruína financeira, já que o surto da doença e as medidas de contenção do governo fecharam amplamente as viagens internacionais e interromperam quase completamente as viagens a Israel.

Segundo informa a mídia israelense, a El Al afirmou em comunicado à Bolsa de Valores de Tel Aviv que representantes do Ministério das Finanças definiram que, por enquanto, a equipe de profissionais do Tesouro não está aprovando o pacote de ajuda solicitado.

“A equipe disse que está sob a autoridade do escalão político a tomada de uma decisão diferente e, em resposta, a empresa recorreu ao governo de Israel para obter assistência”, afirmou o comunicado. “O apoio do Estado no curto prazo é essencial para permitir que a empresa lide com as consequências da crise do coronavírus”.

Funcionários do Ministério das Finanças teriam dito, em uma reunião de domingo entre El Al, Ministério das Finanças e executivos de bancos, que não acreditavam que a companhia será capaz de pagar os empréstimos solicitados.

As autoridades acreditam que as suposições da empresa sobre seu retorno às receitas rotineiras e futuras não são realistas. O Ministério das Finanças espera que a indústria da aviação como um todo tenha uma recuperação muito mais tardia do que a previsão da El Al.

No final do mês passado, a El Al suspendeu todos os voos comerciais, e disse que continuaria a operar apenas voos para repatriar cidadãos israelenses presos no exterior, em coordenação com o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa, além de voos de carga.

A El Al também disse que colocará outros funcionários em licença não remunerada, além dos 5.500 trabalhadores que já colocou desde o surto do coronavírus.

https://aeroin.net/estados-unidos-canada-anunciar-parada-total-aviacao-breve/

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias