Texas proíbe companhias aéreas de demitirem pilotos de avião não-vacinados

O governador do Texas baixou um decreto proibindo demissões de funcionários não vacinados, inclusive os pilotos das companhias aéreas.

white american airplane parked on airport
Foto de Quintin Gellar on Pexels.com

O decreto foi colocado pelo governador republicano Greg Abbott na data de ontem, e afirma que “nenhuma entidade no Texas, pública ou privada, pode exigir um comprovante de vacinação contra a COVID-19 de qualquer indivíduo, funcionário ou consumidor, que se oponha à vacinação por qualquer motivo de consciência pessoal, baseado em crença religiosa ou razões médicas, incluindo quem se recuperou do Coronavírus”.

O governador também afirmou que enviou uma medida ao congresso texano, que votará como lei este decreto, de maneira que ele não terá efeito após a medida se tornar lei.

“A vacina contra a COVID-19 é segura, efetiva e a melhor maneira de nos defendermos contra o vírus, mas deve se manter voluntária, nunca deve ser forçada” conclui o governador.

A decisão pelo decreto foi tomada após vários protestos de algumas categorias, principalmente pilotos da American Airlines e Southwest Airlines, duas das maiores companhias aéreas dos EUA, se recusarem a tomar a vacina, o que inclusive teria causado problemas operacionais no último final de semana.

O estado do Texas tem tido uma rejeição maior à vacina, e assim como qualquer estado americano tem bastante independência do governo federal, que tem sinalizado a obrigatoriedade de vacinação dos funcionários para qualquer empresa com mais de 100 empregados.

Com a sinalização do governo de Joe Biden, as companhias aéreas começaram a obrigar a vacinação, começando uma disputa ideológica e política no setor. Não está claro até onde vai o decreto de Greg Abbott, e se aplicaria às tripulações da American e Southwest baseadas em outros estados. Até o momento nenhuma companhia aérea se manifestou sobre o novo decreto texano.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias