Thai Airways convida pessoas comuns para serem pilotos por um dia

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A companhia aérea tailandesa THAI Airways International está oferecendo ao público a oportunidade de saber como é a sensação real de operar uma aeronave da companhia.

Avião Airbus A380 Thai Airways
Imagem: Masakatsu Ukon / CC BY-SA

O projeto “THAI Flying Experience & Beyond” permite o acesso aos simuladores usados por pilotos durante treinamentos que reproduzem de forma muito real a operacionalidade de um Boeing ou Airbus.  

O vice-presidente da THAI para Desenvolvimento de Recursos de Aviação, Chatree Pongsak, disse ao jornal Bangkok Post que está liberado o acesso a todos os simuladores da companhia, utilizados profissionalmente na capacitação e reciclagem de pilotos contratados da THAI e de outras empresas internacionais.

As primeiras turmas de participantes iniciaram a experiência no último sábado, 26, mediante pagamento de taxa.

De acordo com o Bangkok Post, os simuladores estão ociosos devido à queda na demanda por treinamentos de pilotos estrangeiros, ocasionada pela pandemia de COVID-19. Com a diminuição do volume de passageiros, a companhia decidiu oferecer o serviço como fonte adicional de receita.

Voos para lugar nenhum

A THAI também planeja disponibilizar voos turísticos panorâmicos, sem destino. A ideia é oferecer aos clientes a experiência de voo para quem está com a locomoção limitada pela pandemia.

Mediante a compra de uma passagem específica, os passageiros podem fazer voos de duas horas em um A320 sobre os principais pontos turísticos da Tailândia. Eles terão acesso a serviço de bordo completo durante a viagem.

Chatree Pongsak informou que a THAI está em processo final para obter permissão da Autoridade de Aviação Civil da Tailândia para os voos turísticos. A intensão é que os voos comecem já em outubro. Segundo o jornal tailandês, o presidente da THAI, Chaiyapruk Didyasarin, disse que, se os voos especiais forem bem-sucedidos, o serviço será ampliado para um Airbus A380.

Assim como muitas companhias aéreas ao redor do mundo, a THAI sofre com os efeitos da pandemia do novo coronavírus. A agência Bloomberg informou que empresa entrou recentemente com um processo de recuperação de dívida no Tribunal Central de Falências da Tailândia e busca alternativas para gerar receita e sobreviver à crise.

Recentemente, a empresa transformou a cafeteria de um de seus escritórios em Bangkok em um restaurante customizado com poltronas e comida de avião.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias