Tiroteio comemorativo deixa aviões perfurados a bala em aeroporto libanês

Apesar dos repetidos pedidos e medidas punitivas impostas contra a tradição de dar tiros para o alto como forma de celebrar o ano novo, a situação voltou a ocorrer no Líbano. Dessa vez, houve uma vítima fatal do tiroteio, reportada no interior do país, e várias aeronaves danificadas pelas balas perdidas no Aeroporto Internacional Rafic Hariri, em Beirute.

Engenheiros da empresa aérea nacional, Middle East Airlines (MEA) encontraram quatro aeronaves com perfurações de balas, a exemplo do que mostra uma publicação no Twitter feita pelo repórter libanês, da Sky News Arabia, Salman Andary (vide abaixo, espere carregar). Além disso, uma bala atingiu e matou uma mulher síria.

No período que antecedeu as celebrações do Ano Novo, as forças de segurança alertaram repetidamente nas redes sociais contra disparar tiros para o alto, mencionando especificamente o perigo de fazê-lo perto do aeroporto. Mesmo assim não adiantou e, além das aeronaves danificadas, uma refugiada síria morreu “depois de ser ferida na cabeça por uma bala perdida” que caiu em seu acampamento na cidade oriental de Baalbek, disse a Agência Nacional de Notícias.

Imagens que circularam nas redes sociais mostraram que muitas pessoas ignoraram esse conselho. Uma fonte da operadora libanesa Middle East Airlines disse à AFP que tiros danificaram um dos aviões mais novos da empresa.

O Airbus A321neo, entregue à MEA no ano passado, precisará agora ser consertado. A empresa informou, no entanto, que os serviços não foram afetados e os voos programados estão ocorrendo normalmente.

Oficialmente, o tiroteio comemorativo é ilegal no Líbano. O vídeo abaixo mostra esses tiros.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

LATAM inicia campanha com bônus de até 30% em transferência de...

0
O LATAM Pass acaba de colocar no ar uma campanha especial que oferece até 30% de bônus na transferência de pontos do Itaú.