Início Aeroportos Todos os aviões comerciais agora terão uma homenagem a Kobe Bryant

Todos os aviões comerciais agora terão uma homenagem a Kobe Bryant

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um dos maiores ídolos da cidade de Los Angeles ganhou mais uma homenagem que estará presente em todos os grandes aviões do mundo.

Fotos Jeppesen / Alexandra Walt

A FAA, agência americana para aviação civil, já aprovou e publicou a nova carta de aproximação por instrumentos (ILS) da cabeceira 24R e da 25L, que são as mais usadas para pousos no Aeroporto Internacional de Los Angeles, o LAX.

Na carta (que é uma espécie de mapa que orienta o piloto durante o pouso) da cabeceira 24R, o ponto fixo inicial de descida final por instrumentos foi renomeado de JETSA para KOBBB, em homenagem ao jogador de basquete que fez carreira no Los Angeles Lakers e que morreu a um ano num acidente de helicóptero no norte da cidade.

© Jeppesen

Já a da cabeceira 25L, mudou de LIMMA para JIANA, em homenagem à Gianna Bryant, filha de Kobe e que também estava no helicóptero, e morreu junto ao pai.

Com a atualização feita, todos os aviões civis que contam com banco de dados de aerovias e fixos mundiais, serão atualizados para fazer a troca do nome dos fixos, colocando assim a homenagem em todos os computadores das modernas aeronaves.

Foto Jeppesen

Inclusive será bem comum ouvir o nome do jogador e de sua filha na frequência de rádio da Torre de Controle de Los Angeles, já que estes fixos também são reportados pelos pilotos e controladores.

O acidente de Kobe Bryant teve seu relatório final divulgado recentemente, e apontou para desorientação espacial do piloto após ele entrar numa nuvem:

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A