Toledo (PR) recebe primeiro voo da Azul

O céu de Toledo, no interior do Paraná, ficou ainda mais Azul nesta quarta-feira (9). Pela primeira vez na história, o aeroporto da cidade testemunhou o pouso de uma aeronave da terceira maior companhia aérea do país.

Avião ATR-72 Azul

O ATR 72-600 da Azul tocou o solo de Toledo por volta das 15h, levando a bordo autoridades, convidados e Clientes que experimentaram o voo inaugural. Até 03 de abril, a empresa servirá o destino paranaense com um voo semanal para Curitiba.

A partir dessa data, a expectativa da Azul é ampliar a malha, adicionando outras cinco frequências por semana. As inclusões, no entanto, dependerão da completa certificação do aeroporto pelas autoridades aeronáuticas.

O início da nova operação foi celebrado tanto no aeroporto da capital quanto em Toledo. Bolo, entrega de doces para os Clientes e corte de fitas marcaram a festa de inauguração do voo.

Com sorrisos de esperança por todo lado, a população da cidade paranaense acompanhou a chegada da aeronave e os tradicionais jatos de água do corpo de bombeiros para celebrar o batismo da aeronave que realizou o voo.

Toledo se torna o 101º destino doméstico a contar com operações da Azul. Amanhã, será a vez de outra cidade do Paraná, Pato Branco, entrar para a malha regular da companhia aérea, que oferta o maior número de destinos no Brasil.

Com o início das frequências para Toledo e Pato Branco, o Paraná passa a ser o terceiro maior estado com operações da empresa, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Serão 60 decolagens por dia com uma oferta de 41 mil voos assentos semanais.

Os novos voos em Toledo se somam aos já existentes em Cascavel, incrementando o serviço da Azul na região paranaense e permitindo o funcionamento dos aeroportos de forma complementar, mitigando as inconveniências decorrentes de fechamento de um ou outro por meteorologia.

De hoje até 2 de abril os voos ocorrem às quartas-feiras, decolando de Curitiba às 09:20 com pouso em Toledo às 10:50, e retornando às 11:20 com pouso às 12:45 na capital.

A partir de 3 de abril, a Azul planeja tornar os voos diários, exceto aos sábados, com os mesmos horários de pousos e decolagens da operação atual.

Informações pela Azul.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.