Total de aviões de passageiros parados no mundo atinge a marca de 12.600

Segundo números atualizados, divulgados pela consultoria de análise de dados para aviação Cirium, a quantidade de aeronaves comerciais de passageiros paradas em todo o mundo já chega ao patamar de 12.600 unidades, o que equivale a, praticamente, metade de todos os aviões ativos no mundo.

Desde a última parcial que mostramos aqui, o número de aeronaves parados mais do que dobrou. No gráfico abaixo, observe como está a curva de aviões parados dia após dia.

Segundo informações recentes, ainda é esperado que essa quantidade aumente nas próximas semanas, na medida em que mais empresas suspendem operações e países restringem o trânsito de passageiros. No entanto, os especialistas da Cirium acreditam que a curva já está próxima de uma estabilização.

Metodologia

Além de mapear a atividade das frotas, a Cirium também registra a utilização diária de horas e ciclos da frota global usando suas mais de 600 fontes de informações de rastreamento de voo.

Para considerar um avião como parado, a empresa seguia o critério de esperar duas semanas de inatividade, mas isso foi ajustado em razão da pandemia, onde as empresas estão parando suas frotas imediatamente, sem perspectiva de retorno no curtíssimo prazo.

No entanto, quando uma companhia aérea anuncia que está suspendendo os serviços devido ao Covid-19, apenas a Cirium apenas mostra as aeronaves estacionadas quando elas efetivamente estiverem inativas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias