Início Aviação Executiva Um tour pelo belo Embraer Phenom 100EV, o mais vendido da década...

Um tour pelo belo Embraer Phenom 100EV, o mais vendido da década em sua categoria

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Embraer publicou um interessante vídeo apresentando um tour muito completo, interno e externo, por seu belo jato executivo Phenom 100EV, o mais vendido da década em sua categoria “Entry-Level”, ou “nível de entrada”, voltado a clientes que querem sua primeira experiência na aviação a jato. (Nota: no vídeo a seguir, há legendas em português, bastando ativá-las nas configurações do player).

Segundo a fabricante brasileira, o Phenom 100EV, evolução mais moderna do modelo, é a essência do voo privado, trazendo a inovação do século 21 para um jato de categoria Entry-Level.

Integrante da família de jatos executivos da Embraer, é a porta de entrada para a experiência na aviação executiva, combinando a mais moderna tecnologia com a cabine mais larga e alta de qualquer jato da categoria.

São mais de 390 unidades entregues para clientes do mundo todo desde sua entrada em serviço.

Além de apresentar um ótimo desempenho em altitudes e temperaturas elevadas, e velocidade máxima de 406 nós (750 km/h), é também, segundo a Embraer, o jato bimotor mais ecológico disponível no mercado.

O formato aerodinâmico da fuselagem proporciona uma aparência elegante e esportiva, e a altura do avião, equivalente a um jato de categoria superior, confere-lhe uma grande presença de rampa.

O Phenom 100EV está equipado com luzes LED de alta eficiência para uma melhor identificação visual e menores custos de manutenção devido à maior vida útil do LED.

Sua escada de acesso conta com corrimão e luzes, e leva o viajante à maior estrada de todos os demais jatos de sua classe, condizente com sua liderança em conforto e prestígio a bordo.

O design Oval Lite da cabine de passageiros permite uma confortável postura ergonômica nos assentos, além de a melhor altura e largura da categoria proporcionarem um ambiente espaçoso para as pernas descansarem em posição natural.

Os confortáveis assentos premium têm a capacidade de girar e reclinar, e são complementados por mesas ergonômicas e tomadas individuais com entrada USB. O Phenom 100EV também oferece as maiores janelas do segmento, para uma maior sensação de amplitude e mais luz natural durante o voo.

Além de sua capacidade de 4 assentos na cabine de passageiros, há configurações opcionais com um 5º assento ou com um guarda-roupas, garantindo melhor personalização conforme o estilo de vida do operador.

A parte traseira da cabine possui um lavatório, que pode ser equipado com um cinto de segurança para também se tornar um assento adicional. Para garantir a privacidade, o lavatório é separado do resto da aeronave por uma cortina. Além disso, ele possui janelas, sendo o Phenom 100EV a única aeronave da categoria com este benefício.

O ambiente luxuoso do jato é complementado por um controle de temperatura dual-zone que separa a cabine do cockpit, garantindo o conforto dos passageiros e da tripulação.

Na seção traseira da aeronave há um enorme compartimento para bagagem com 1,5 metro cúbico de volume, e é facilmente acessado por uma abertura exterior. Este bagageiro pode acomodar 4 malas de golfe, 4 malas de mão, 4 malas de roupas e 4 malas de notebook.

Combinado com seu acesso fácil e ergonômico, este é, segundo a Embraer, o melhor bagageiro entre todos os jatos da categoria Entry-Level.

Para a tripulação, há um compartimento de bagagem localizado na parte frontal da aeronave, também acessado externamente.

No cockpit, a suíte Prodigy Touch, baseada na aviônica Garmin G3000, permite que o Phenom 100EV seja operado por apenas um piloto. Possui controles de tela touch screen e sistema de visão sintética.

Além disso, possui uma tela sinótica dos principais sistemas, melhorando a consciência situacional da tripulação, e sistemas modernos como modo de descida de emergência, Surfacewatch, go-around acoplado e proteção reativa contra windshear, que são ferramentas que tornam o jato muito fácil de pilotar.

Com quatro ocupantes, esta aeronave pode voar 1.178 milhas náuticas (2.180 km), o que equivale, por exemplo, a viajar de Nova York para Orlando.

O Phenom 100EV pode transportar até 805 kg de carga útil, o que equivale a 8 adultos com 90,7 kg cada. É a única aeronave na categoria Entry-Level com essa capacidade.

As asas retas do modelo fornecem uma velocidade de aproximação menor, facilitando o controle e melhorando o desempenho do pouso em comparação às asas enflechadas. Acima das asas, há spoilers multifuncionais atuando como freio aerodinâmico durante o voo e como spoiler quando no solo.

O jato é impulsionado por um par de motores Pratt & Whitney que proporcionam empuxo de 1.730 libras-força (785 kg-força) cada, permitindo atingir a alta velocidade de 406 nós com facilidade e fornecer desempenho excelente em aeroportos quentes e altos.

Mesmo com toda essa potência e desempenho, continua sendo o jato em produção mais ecológico do mundo.

Sair da versão mobile