Trabalhadores fecham pista de aeroporto internacional durante protesto contra demissões

Cerca de mil trabalhadores da aviação fecharam a pista de um aeroporto em Israel para reivindicar melhorias trabalhistas, interrompendo parte das operações por algumas horas.

Imagem: Sindicato dos Trabalhadores em Transporte da Histadrut

Entre comissários de bordo, tripulantes e outros trabalhadores de solo, todos de companhias aéreas israelenses, como El Al, Israir e Arkia, tomaram a pista do Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv. Com o protesto, cerca de 11 voos não puderam decolar no horário previsto e passageiros de 10 aeronaves que pousaram no aeroporto tiveram atrasos para retirar suas bagagens.

Segundo relata o portal Times Of Israel, na última quinta-feira, dia 19 de agosto, os trabalhadores protestaram contra as novas medidas contra a COVID-19 impostas pelo governo de Israel.

O movimento liderado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte da Histadrut, aponta duras críticas após o governo anunciar novas medidas contra a disseminação do vírus, fazendo com que passageiros cancelem a maioria dos voos. Desde o começo da crise pandêmica, diversos colaboradores foram demitidos ou colocados sob licença, e assim permanecem sem o afrouxamento das regras.

Imagem: Sindicato dos Trabalhadores em Transporte da Histadrut

Entre as 10h da manhã até o meio-dia, os colaboradores seguravam cartazes com dizeres do tipo: “estamos sendo jogados para fora do avião sem paraquedas”, “se não houver aviação israelense, as empresas estrangeiras também não pousarão aqui” e “o governo está abandonando a aviação israelense”.

Segundo o chefe do sindicado Avi Edri, o manifesto pede que o governo ajude financeiramente os trabalhadores da área, ou então mais sindicatos de Israel irão aderir aos protestos.

“Queremos que o governo saiba como apoiar os trabalhadores quando decidir fechar o céu. É impensável fechar destinos sem apoio às empresas e sem pagamento aos trabalhadores”, afirmou Edri.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Torcedor do Flamengo é detido em avião da Azul após afirmar...

0
O torcedor do Flamengo, que estava a caminho do Uruguai, embarcou na aeronave e disse à comissária que portava uma bomba.