Transporte global de passageiros cresce 6,4% em agosto, informa IATA

A demanda aérea por viagens domésticas e internacionais cresceu 6,4% em agosto em relação ao mesmo mês de 2017, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês).




Passageiros Embarque Aeroporto

Imagem: Inframerica

A oferta das companhias aéreas teve aumento de 5,5% na mesma comparação. Com isso, o aproveitamento dos aviões ficou em 85,3%, alta de 0,7 ponto percentual, a maior de todos os meses desde 1990.

Já no acumulado de janeiro e agosto de 2018, a demanda aérea acumula aumento de 6,8% na comparação com o mesmo período de 2017. A oferta apresenta expansão de 5,9%, com o aproveitamento dos aviões em 82,4%, alta de 0,7%.

Cargas

Avião Jumbo Boeing 747 KLM Cargo

Para o transporte aéreo global de cargas, a alta foi de 2,3% em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado. O crescimento manteve-se praticamente inalterado em relação ao mês anterior, mas foi inferior na comparação da taxa média de crescimento de 5,1% dos últimos cinco anos.

A oferta teve aumento de 4,5% na comparação anual, com o aproveitamento das aeronaves de 42,2%, recuo de 0,9 ponto percentual.




No acumulado de janeiro a agosto, o transporte de cargas apresenta alta de 4%, diante de igual período do ano passado. A oferta, por sua vez, mostra expansão de 4,8% no período, com a taxa de ocupação dos aviões de 44,1%, variação negativa de 0,3 ponto percentual.

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da ABEAR.
 

ABEAR dá boas-vindas a duas novas integrantes: MAP e Passaredo

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.