Trem de pouso de Airbus A321 aparece por dentro da fuselagem após incidente no pouso

Um avião de passageiros pertencente à companhia aérea Nordwind Airlines, da Rússia, sofreu sérios danos após um pouso mal sucedido na manhã de hoje, 10 de janeiro.

Incidente Pouso Duro Nordwinds A321 Antália
Imagem: Airport Haber

Segundo dados do Aviation Safety, os pilotos da aeronave Airbus A321-200 de matrícula VQ-BRS decolaram de Moscou, na Rússia, realizando o voo de número N4-1801 para Antália, na Turquia.

Na chegada, entretanto, houve a ocorrência de um toque duro contra a pista, que levou o trem de pouso de nariz do avião a penetrar pela fuselagem, deformando-a. Imagens obtidas pelo Airport Haber mostram que a estrutura chegou subir até tornar-se visível por dentro da aeronave.

Incidente Pouso Duro Nordwinds A321 Antália
Imagem: Airport Haber

Incidente Pouso Duro Nordwinds A321 Antália
Imagem: Airport Haber

De acordo com um relatório feito pelo comandante após a ocorrência, o voo realizou uma aproximação estável por instrumentos para a pista 36C, e ele atribuiu o pouso duro a um vento cortante acima do limiar (windshear).

Após o pouso duro, ele ainda executou uma arremetida, durante a qual as indicações de navegação e atitude falharam. Fumaça entrou no cockpit e o ele declarou Mayday (emergência com risco iminente).

Posteriormente, foi executada uma passagem baixa sobre a pista 36C, para que a Torre pudesse avaliar os danos à aeronave. Então ocorreu uma falha hidráulica dupla, e a tripulação novamente declarou Mayday.

Uma aproximação visual com pela esquerda foi executada para a pista 36C e a aeronave pousou. Os pneus do trem de pouso do nariz estouraram, mas foi possível retirar a aeronave da pista para liberar rapidamente as operações no aeroporto.

Incidente Pouso Duro Nordwinds A321 Antália
Imagem: Airport Haber

Mais tarde, o Consulado Geral da Rússia em Antália informou à agência TASS que não havia passageiros no A321. “De acordo com as informações fornecidas pelo escritório local da Nordwind em Antália, confirmamos que um avião pertencente a esta empresa realizou um pouso forçado. Ele estava voando sem passageiros, não houve feridos. Somente o avião sofreu danos técnicos”, a fonte declarou.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Obra de reforma do Aeroporto de Barcelos (AM) avançam com governo...

0
Estão em andamento os trabalhos de sinalização horizontal, reconstrução da cerca da área operacional e aplicação de grama próximo à pista.