Trem de pouso de Airbus A320 se quebra na pista instantes antes da decolagem

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um estranho incidente foi registrado nesta quinta-feira, 18 de março de 2021, no qual o trem de pouso de um avião comercial quebrou na pista, a instantes do início da decolagem.

A aeronave envolvida foi o A320 registrado sob a matrícula XA-VAZ, operado pela companhia aérea mexicana Viva AeroBus, quando realizaria o voo de número VB-4343 de Puerto Vallarta para Monterrey, ambas no México.

O jato partiu do terminal com 127 passageiros a bordo, ingressou na pista a partir de uma interseção e fez o backtrack (deslocamento da aeronave na própria pista no sentido contrário ao da decolagem) até a cabeceira 22, mas, às 13:42 locais (16:42 do horário de Brasília), durante a curva de 180º para alinhar no rumo da pista, o trem de pouso dianteiro colapsou.

O A320 na posição final após o incidente – Imagem: FlightRadar24

O aeroporto de Puerto Vallarta possui taxiway até a cabeceira 22, entretanto, segundo NOTAM (informativo aos aeronavegantes), o trecho que vai até a mesma está fechado desde 21 de fevereiro até 21 de abril, possivelmente devido a obras, embora não haja detalhamento do motivo no informativo.

Independente disso, aeronaves são plenamente capazes de realizar curvas de 180º, não sendo normal a quebra do trem de pouso dianteiro em condições padrões da operação, de forma que, no fim, a necessidade do retorno na própria pista pode ter sido fundamental para se descobrir a falha antes que ela ocorresse durante uma decolagem ou um pouso.

A aeronave foi evacuada por meio de escorregadores e nenhum passageiro se feriu em decorrência da quebra da aeronave ou do procedimento de evacuação.

A companhia aérea confirmou uma falha no trem de pouso do nariz antes da decolagem e informou que os passageiros foram sendo levados para Monterrey em voos alternativos.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Obras de ampliação da faixa de pista do Aeroporto de Pato...

0
No início de maio serão iniciadas as obras para adequações na infraestrutura da pista cuja anuência da ANAC foi concedida no dia 19.04.