Trem recolhido durante o táxi deixa C-130 Hércules com o nariz para cima

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Na última quarta-feira, dia 14 de abril, um Lockheed C-130B Hércules da Força Aérea Colombiana (FAC), ao realizar um pouso após indicações de falhas, ficou com o nariz para cima devido a um problema hidráulico.

C-130 Hercules - Fuerza Aérea Colombiana
Imagem: Harold2030, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O Hércules estava em uma missão de transporte rumo à região leste do país, quando a aeronave sofreu uma falha em seu sistema hidráulico. Com isso, parte do sistema de trens de pouso principal ficou inoperante.

Conforme relata o site Torre El Dorado, a aeronave de prefixo FAC-1001, que opera na Força Aérea Colombiana, decolou do Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, e teria como destino a Base Aérea de Três Esquinas, localizada no departamento de Caquetá.

Após a decolagem, e com indicações no cockpit de que possivelmente havia falhas hidráulicas, os pilotos solicitaram aos controladores um retorno para a origem, no Comando Militar de Transporte Aéreo (CATAM), localizado no Aeroporto El Dorado.

Quando o cargueiro tocou a pista, a falha hidráulica não ficou imediatamente comprovada, mas durante o táxi o trem principal recolheu, fazendo com que o nariz levantasse, arrastando a aeronave no chão e tirando o trem de pouso dianteiro do solo.

Veja a imagem a baixo, publicada em uma conta do Twitter:

Apesar do susto, não houve feridos e todos os tripulantes desembarcaram da aeronave seguramente. Danos na infraestrutura do aeroporto foram descartadas. O Hércules foi rebocado pelos militares do Comando Militar de Transporte Aéreo (CATAM), até os hangares da base, onde está sendo avaliado.

O vídeo abaixo publicado no Youtube, dia 15 de abril, mostra o quadrimotor parado na pista, com o nariz totalmente levantado, onde realizou o pouso e sofreu o acidente. É possível ver também, equipes de emergência que auxiliaram a aeronave após o pouso. Veja:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Nella quer seu primeiro A320 no Brasil em agosto e fala...

0
Durante entrevista ao jornalista Robert Zwerdling e seus convidados do Canal ASA, na noite deste domingo (20), os representantes da Nella