Três aeroportos do Brasil devem receber um clássico Airbus A300 de hoje até segunda

Airbus A300B4-200F – Imagem: Viracopos FullHD, via YouTube

Um clássico avião Airbus A300, modelo cada vez mais raro de se ver voando pelo mundo, deve passar mais uma vez pelo Brasil em duas operações a serem executadas entre hoje e a próxima segunda-feira.

Como já é costume, a visita do incomum avião é promovida pela empresa aérea Transcarga, da Venezuela, que faz alguns voos cargueiros pontuais ao país, quando contratada conforme a demanda.

Primeira operação

Segundo programação aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC), a operação deste sábado, 9 de outubro, ocorre sob o voo identificado como TIW-1521, que partiria às 05h00 da madrugada da Cidade do México, faria uma parada às 09h30 em Maiquetía/Caracas, na Venezuela, e então decolaria às 11h30 com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com pouso às 17h00 (todos os horários descritos nesta matéria são de Brasília).

Entretanto, dados da plataforma de rastreamento FlightRadar24 mostram que o Airbus A300B4-200F da Transcarga, de matrícula YV562T, pousou em Caracas às 14h00, portanto, a operação está ocorrendo com um atraso de 4 horas e meia. Assim sendo, o pouso no aeroporto paulista deve acontecer apenas no final da noite de hoje, após as 21 horas.

Depois, a aprovação da ANAC indica que a aeronave deve partir às 05h00 da madrugada do domingo, 10 de outubro, no voo TIW-1522 com destino a Bogotá, na Colômbia.

Segunda operação

Na segunda-feira, dia 11 de outubro, será dado início à segunda operação, que passará por outros dois aeroportos brasileiros.

Conforme a aprovação da ANAC, o voo TIW-1528 sai de Bogotá às 06h00 da manhã e faz uma parada em Maiquetía às 07h30, decolando em seguida às 09h30 com destino ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM).

O pouso na capital do Amazonas está programado para 11h30 (mais uma vez destacamos que os horários são todos de Brasília), onde deve permanecer por duas horas até partir às 13h30 rumo ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

O pouso no interior paulista é previsto às 16h30, e então o clássico Airbus A300 ficará em solo até a madrugada da terça-feira, 12 de outubro. A partida de Campinas está programada para 03h30 no voo TIW-1529, direto para Bogotá.

A aeronave em questão foi fabricada em 1983 como transportadora de passageiros e foi convertida a cargueira em 1998. Entrou na frota da Transcarga em 2014.

Vale sempre destacar que toda a programação acima descrita é sujeita a alterações e cancelamentos a critério da companhia aérea.

Para você acompanhar em tempo real no radar a movimentação do Airbus A300, clique aqui para acessar o FlightRadar24 (há momentos em que a aeronave é perdida pelo rastreio, portanto, partes dos voos podem não aparecer).

Você também poderá assistir, nos dois players a seguir, aos pousos e decolagens do clássico avião nos aeroportos de Guarulhos e de Campinas. Abaixo você acompanha as câmeras ao vivo que transmitem toda a movimentação de ambos no canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube.

Enquanto a aeronave não chega, você ainda pode rever vídeos da última passagem do A300 da Transcarga por Viracopos clicando aqui.

Câmera ao vivo em Guarulhos

Câmera ao vivo em Campinas

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias