Três novos conceitos de aeronaves futuristas são apresentados pela Bell

A Bell Textron, famosa fabricante de helicópteros e tilt-rotores, anunciou ontem, 2 de agosto, o lançamento de conceitos de design para novos sistemas de aeronaves para aplicações militares que usariam a tecnologia de decolagem e pouso verticais e de alta velocidade (HSVTOL – High-Speed Vertical Take-Off and Landing) da Bell.

A empresa informa que continua sua inovação em aeronaves de elevação vertical de próxima geração através da tecnologia HSVTOL que combina a capacidade de pairar de um helicóptero com os recursos de velocidade, alcance e capacidade de sobrevivência de uma aeronave de caça.

“A tecnologia HSVTOL da Bell é uma mudança radical nas capacidades dos helicópteros”, disse Jason Hurst, vice-presidente de inovação. “Nossos investimentos em tecnologia reduziram o risco e nos prepararam para o rápido desenvolvimento do HSVTOL em um ambiente de engenharia digital, aproveitando a experiência de um passado robusto de exploração de tecnologia e parcerias estreitas com o Departamento de Defesa e Laboratórios de Pesquisa.”

Os conceitos de design HSVTOL da Bell incluem os seguintes recursos:

  • Capacidade de pairar a baixa altura;
  • Velocidades de cruzeiro acima de 400 nós semelhantes a jato;
  • Verdadeira independência de pista e longo tempo pairado;
  • Escalabilidade para a gama de missões desde não tripuladas de recuperação de pessoal até mobilidade tática;
  • O peso bruto da aeronave varia de 4.000 libras (1.800 kg) a mais de 100.000 libras (45.000 kg).

Sua capacidade HSVTOL, segundo a Bell, é crítica para as necessidades futuras de missão, oferecendo uma gama de sistemas de aeronaves com independência de pista aprimorada, capacidade de sobrevivência da aeronave, flexibilidade de missão e desempenho aprimorado em plataformas de missão.

Com a convergência das capacidades das aeronaves tilt-rotor (conjunto propulsor que gira da posição vertical para a horizontal), avanços no controle digital de voo e tecnologias emergentes de propulsão, a Bell se declara preparada para desenvolver a tecnologia HSVTOL para missões militares modernas para servir à próxima geração de combatentes.

A Bell explora a tecnologia de aeronaves de elevação vertical de alta velocidade há mais de 85 anos, sendo pioneira em configurações VTOL inovadoras como o X-14, X-22, XV-3 e XV-15 para a NASA, o Exército dos EUA e a Força Aérea dos EUA.

As lições aprendidas com o XV-3 e XV-15 apoiaram o desenvolvimento do tilt-rotor Bell-Boeing V-22 Osprey, uma plataforma inestimável que mudou a forma como os militares dos EUA conduzem ataques anfíbios, infiltração e exfiltração de longo alcance e reabastecimento, com velocidade de cruzeiro e alcance duas vezes maior que os helicópteros que substituiu.

V-22 Osprey

Informações da Bell Textron

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Air Botswana vai adquirir mais aeronaves Embraer para aumentar presença na...

0
A Air Botswana, apesar dos diversos desafios enfrentados, está pronta para alçar voos mais altos, desta vez com ajuda financeira do governo