Tripulantes desmaiam em voo após produto de limpeza ser esquecido a bordo

Dois tripulantes desmaiaram em um voo internacional nessa segunda-feira, 21 de outubro, em consequência de um produto que foi esquecido a bordo após o procedimento de limpeza da aeronave em solo.

Avião Boeing 777 American Airlines

Segundo informações do The Aviation Herald, o Airbus A330-300 da American Airlines, de registro N273AY, decolou do aeroporto London Heathrow, em Londres, no voo AA-729 para a Filadélfia, nos Estados Unidos, e já estava no nível de voo 370 a cerca de 170 milhas náuticas a Sudoeste de Shannon (Irlanda), prestes a entrar na travessia oceânica, quando a tripulação percebeu um odor químico a bordo.

Dois comissários de bordo já haviam desmaiado por conta do forte cheiro, então a tripulação decidiu desviar para Dublin, na Irlanda, em emergência médica.

Radar Voo AA729 Londres Philadelphia Tripulantes Desmaiam
Voo AA729 desviado para Dublin ontem – Imagem: FlightRadar24

Os pilotos informaram que, enquanto os comissários recuperavam a consciência, a tripulação conseguiu identificar a origem do odor. Antes da partida, no aeroporto de Heathrow, um tubo de um produto limpador de interior de aeronave havia sido deixado para trás em um banheiro da aeronave, e seu líquido vazou pelo carpete durante o voo.

O produto não era uma substância tóxica, mas consistia principalmente de derivados de cloreto de amônio. Vários passageiro também reclamaram de irritações respiratórias e oculares.

A aeronave pousou em segurança na pista 28 de Dublin cerca de uma hora depois da decisão de retornar. Paramédicos foram solicitados e fizeram os atendimentos logo que a aeronave chegou ao portão de desembarque.

Até o momento desta publicação, a aeronave permanece em solo em Dublin segundo dados do FlightRadar24.

Segundo caso na mesma rota

O caso de ontem de desvio por mau cheiro a bordo é o segundo a ocorrer exatamente na mesma rota e com o mesmo modelo de aeronave.

Pouco tempo atrás, outro A330-300 da American Airlines fazia o sentido contrário, da Filadélfia para Londres quando um mau odor de “meias velhas e sujas a bordo” fez a tripulação desviar o voo para Boston:

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.