Tripulantes trilham novos caminhos após empresa aérea criar programa de requalificação

Em outubro, havíamos apresentado aqui a interessante ideia de uma empresa aérea que criou um programa de requalificação profissional para não deixar desamparados seus tripulantes que foram desligados da profissão por consequência da redução de voos de passageiros.

Naquele momento, a Malaysia Airlines anunciava que, navegando globalmente pela situação em constante evolução da COVID-19, lançava o MH EDGILE, o programa de requalificação da companhia aérea para os funcionários criarem uma vantagem competitiva individual e serem ágeis para impulsionar a sustentabilidade operacional.

O programa foi aberto aos mais de 2.000 funcionários, principalmente pilotos, tripulantes de cabine e outras funções da linha de frente, que são afetados devido à rede e capacidade operacional reduzidas. O MH EDGILE oferece oportunidades para que os funcionários sejam qualificados e recapacitados para outras competências especializadas de trabalho, como Gerenciamento de Instalações e Auditoria, ou áreas gerais e treináveis, como Vendas e TI.

Sujeito a aprovação, o grupo de funcionários seria temporariamente reatribuído para apoiar outros departamentos que requerem força de trabalho para funções críticas durante a pandemia e a retomada posterior.

Agora, os resultados da ação da companhia asiática começam a mostrar que a ideia surtiu efeitos positivos. Segundo reporta o portal local New Straits Times, alguns tripulantes da Malaysia Airlines já comemoram a oportunidade de desenvolver novas habilidades e continuar empregados.

Um deles é Nabil Akid Abdul Mutalib, um jovem de 27 anos que estava entre os recrutados pela empresa no início deste ano, mas a pandemia interrompeu sua ambição. “Eu senti que meus sonhos foram destruídos, para ser honesto.”

Mas, apesar de tudo mudar repentinamente, ele estava determinado a se manter ativo na Malaysia Airlines e decidiu ingressar no MH EDGILE. Nas últimas seis semanas, Nabil tem trabalhado como analista de negócios de Gerenciamento de Receitas.

Outro exemplo é o de Mark Yugendran Thambyrajah, de 50 anos, que está entre um grupo de tripulantes de cabine que também aderiu ao programa MH EDGILE. Com mais de 30 anos de experiência na companhia aérea, foi um desafio para ele assumir sua nova função relacionada ao Capital Humano.

Seu escopo de trabalho inclui trabalhar como instrutor para novos funcionários, e entre suas responsabilidades está motivá-los a servir melhor a empresa. “Dedicamos nossas vidas inteiras ao setor de aviação e entendemos que, se não houver voos, não haverá empregos. Agora, meu trabalho mudou para cuidar do pessoal internamente”, disse Mark.

Além do programa de qualificação profissional, a companhia aérea também lançou o aplicativo MHeart, uma plataforma digital 24 horas por dia, 7 dias por semana para suporte psicológico, aconselhamento e gestão de saúde para funcionários, com treinadores reais, médicos, psicólogos e conselheiros, onde eles podem receber diariamente coaching personalizado e conselhos para lidar melhor com a nova norma.

Com o mantra “Mente Saudável, Corpo Saudável”, a aplicação procura incentivar um estilo de vida que terá um impacto positivo direto no bem-estar mental dos colaboradores.

Com informações do Malaysia Airlines Group

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

United Airlines lança ferramenta que ajuda cadeirantes a encontrar voos que...

0
A United Airlines lançou uma nova ferramenta digital em seu aplicativo e no site que ajuda passageiros que usam cadeira de rodas