Tripulantes passam mal com odor a bordo e Airbus A320 retorna em emergência

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um voo comercial no início da manhã desta quarta-feira, 21 de outubro, precisou ser abortado e retornar em emergência ao aeroporto de origem depois que um forte odor surgiu a bordo da aeronave nos minutos iniciais após a decolagem.

British A320 emergência Heathrow Odor Mal Cheiro
Veículos de emergência acompanham o A320 após o pouso

Segundo dados do site de rastreamento FlightRadar24, o Airbus A320 registrado sob a matrícula G-EUYD, operado pela companhia aérea inglesa British Airways, estava realizando o voo de número BA-2596 quando o incidente aconteceu.

O jato havia partido da pista 09R do aeroporto London-Heathrow, em Londres, Inglaterra, com destino a Verona, na Itália, quando a tripulação parou a subida no nível de voo FL100, correspondente a cerca de 10 mil pés (3 quilômetros) e inciou o retorno ao aeroporto de origem.

FlightRadar24 Voo A320 British Emergência Mal Cheiro
O voo da emergência do A320 – Imagem: FlightRadar24

Segundo informações do The Aviation Herald, a tripulação relatou um odor de queimado a bordo e decidiu retornar em emergência ao aeroporto de Heathrow, onde a aeronave pousou com segurança na pista 09L cerca de 20 minutos após a partida, às 07h25 do horário local (03h25 no horário de Brasília).

Veículos dos serviços de emergência do aeroporto esperavam próximos à pista para atender a qualquer necessidade, e acompanharam a aeronave durante seu taxiamento até o pátio, conforme mostram vídeos gravados por passageiros a bordo do A320 e divulgados durante esta manhã:

Um avião substituto partiu de Heathrow cerca de 2 horas após o pouso de emergência e chegou a Verona com um atraso de cerca de 2,5 horas em relação ao horário original.

Segundo o portal britânico DailyMail, a British Airways, em comunicado oficial, pediu desculpas pelo atraso em seu voo de hoje, que retornou “devido a um problema técnico”, e afirmou que a segurança é sua prioridade número um. “Nunca continuaríamos um voo a menos que fosse seguro fazê-lo”, declarou a companhia.

Ainda segundo o The Aviation Herald, passageiros reportaram que também sentiram o odor a bordo, e tripulantes passaram mal em função do cheiro.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Muitos dos funcionários do novo vídeo de segurança da American foram...

0
No dia 1 de dezembro, a American Airlines lançou um novo vídeo de segurança a bordo dos aviões, que são aqueles apresentados no momento