Tripulantes reprovam por 93% dos votos a proposta de Convenção Coletiva sem reajuste salarial

Em votação realizada on-line entre os dias 27 e 30 de novembro, que registrou recorde de participação com 7.854 votantes, os aeronautas associados ao SNA reprovaram a proposta do SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da aviação regular sem reajuste de salários.

A proposta do SNEA previa 0% de reajuste nos salários e em todas as cláusulas econômicas, além de manutenção de todas as outras cláusulas da atual CCT, modificando apenas as datas.

Foram registrados 93,69% de votos contrários à proposta e 5,78% de votos a favor, além de 0,53% de abstenções.

O SNA irá repassar o resultado imediatamente ao sindicato patronal e espera que as negociações possam prosseguir de forma a não promover um achatamento salarial da categoria.

O SNA e SNEA assumiram a garantia de data-base da categoria —dia 1º de dezembro. Com isso, no caso de a negociação se estender além desta data, ficam mantidas todas as cláusulas da atual CCT até que a renovação seja concluída.

O SNA já havia demonstrado um forte desconforto com a proposta em live realizada dia 18 de novembro, portanto, a expectativa era de que o resultado fosse pela reprovação.

Informações do Sindicato Nacional dos Aeronautas

Claudio Brito
Apaixonado por aviação desde o berço como filho de comissário de bordo, realizou o sonho de criança se tornando comissário em 2011 e leva a experiência de quase 10 anos no mercado da aviação. Formado Trainer em Programação Neurolinguística, conseguiu unir suas duas paixões, comunicação e aviação.

Veja outras histórias

Vídeo em 4K da bela decolagem do 1º A330neo da TAP...

0
A partida foi registrada em 4K, mostrando, mesmo em plena madrugada, todos os detalhes do moderno jato Airbus A330neo.