A triste partida de mais um gigante avião A380 enviado hoje para o deserto

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A380 Lufthansa
Imagem: Lufthansa

Outro exemplar do gigante avião de transporte de passageiros Airbus A380 acaba de ser enviado nesta sexta-feira, 16 de abril, para a região desértica de Teruel, na Espanha, em mais um movimento triste para os admiradores do imponente jato.

Conforme previsto, a empresa aérea alemã Lufthansa continua avançando com seu planejamento de gradualmente retirar todos os seus Superjumbos do Aeroporto Internacional de Frankfurt, sua principal base, e enviá-los para estocagem de longo prazo.

Imagem: Lufthansa

Dos 14 aviões recebidos da fábrica desde 2010, seis foram retirados de operação e os oito restantes estão sendo colocados em aeroportos com clima mais favorável à preservação (baixa umidade) e com mais espaço disponível para este fim. Com isso, a companhia prevê uma grande economia financeira, uma vez que o uso do restrito espaço do Aeroporto de Frankfurt é mais caro.

A movimentação de hoje se deu com o A380 registrado sob a matrícula D-AIME, batizado de “Johannesburg”. O grande jato partiu no voo de número LH9922 às 08h56 do horário local, e após cerca de 1 hora e 50 no ar, chegou ao Aeroporto de Teruel, no leste da Espanha.

O A380 voando hoje para Teruel – Imagem: RadarBox

Com a chegada do D-AIME, já são nove A380 enviados ao aeroporto espanhol, além de outros dois que tiveram como destino o Aeroporto de Tarbes–Lourdes–Pyrénées, na França. A companhia não espera colocá-los de volta à ativa tão cedo, podendo até mesmo nunca mais retornarem efetivamente.

Restam agora em Frankfurt apenas os jatos de matrículas D-AIMH, D-AIML e D-AIMM, respectivamente parados desde maio de 2020, março de 2020 e abril de 2020, que devem ser todos despachados até no máximo o meio deste ano, conforme previsto pela Lufthansa.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias