Trump apresenta maquete do novo Air Force One

Air Force One
AP Photo/Evan Vucci

O presidente norte-americano Donald Trump apresentou ontem (20), uma maquete do futuro Boeing 747-8 Air Force One, com a provável pintura que ostentará, a qual foi criada pelo próprio presidente. Uma primeira representação gráfica do avião já havia sido demonstrada na semana passada.

A maquete em escala foi apresentada na Casa Branca, durante a reunião do estadunidense com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.

O Air Force One é o termo utilizado para qualquer aeronave que transporte o presidente americano (assim como no Brasil é utilizado o indicativo de chamada no rádio Força Aérea Um).

Porém, popularmente, a aeronave mais usada (e normalmente a maior) é apelidada de Air Force One de cada país. No caso os EUA utilizam hoje dois Boeings 747-200 (foto abaixo), que estão no limite de sua idade. Os dois novos 747-8 entram em operação em 2024 e custaram US$ 1,6 bi aos EUA.

A ideia é Trump é reforçar o patriotismo americano, mas, antes, terá que conseguir a aprovação do congresso para a troca de pintura, o que não deve ser nenhum entrave.

Air Force One em visita ao Brasil com o presidente Bill Clinton

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.