Trump apresenta pintura do novo Boeing 747 Air Force One

O presidente americano Donald J. Trump revelou hoje à TV ABC os seus próprios desenhos do novo Air Force One, o Boeing 747-8i!

O Air Force One é o termo utilizado para qualquer aeronave que transporte o presidente americano (assim como no Brasil é utilizado o indicativo de chamada no rádio Força Aérea Um).

Porém popularmente a aeronave mais usada (e normalmente a maior) é apelidada de Air Force One de cada país. No caso os EUA utilizam hoje dois Boeings 747-200 que estão no limite de sua idade.

Air Force One em visita ao Brasil com o presidente Bill Clinton

Apesar de Trump ter desenhado a pintura e renegociado o valor do contrato com a Boeing conseguindo um desconto $1.3 bilhões de dólares, o presidente não irá voar a aeronave mesmo se reeleito.

Os dois Boeings 747-8i serão entregues em 2024, porém já foram fabricados e iriam para a finada aérea russa Transaero. Inclusive topamos com a primeira unidade na linha de montagem durante nossa visita à Boeing em 2015.

Porém a aeronave passará por dezenas de modificações como interior VIP, possível remoção de janelas (algo que já ocorre no atual Força Aérea Um, o 747-200) baseado nos desenhos que Trump mostrou hoje.

Quatro versões diferentes do conceito foram apresentadas

O novo desenho abandona as curvas, o azul claro e a barriga cromada utilizada desde a época de John F. Kennedy no Boeing 707 com o design feito pelo Raymond Loewy, que também fez a logo da Coca-Cola e da Exxon Mobil.

Com o novo design as cores da bandeira americana são destacadas. Porém aparentemente a barriga azul está com o tom da Presidential Seal (selo que é o símbolo oficial da presidência) e não da bandeira.

“Estou fazendo isto para outros presidente, não para mim. Tem alguns segredos, quer saber, não deveríamos estar falar sobre estes segredos” afirmou Trump.

Mas o repórter da ABC insiste e pergunta se tem o casulo de escapatória tão famoso nos filmes, e o presidente responde: “É eu sei (do casulo), porém, é, não tem”.

Apesar de Trump afirmar que o desenho foi feito por ele, o design é praticamente igual ao Boeing 747 presidencial japonês, o qual ele já deve ter visto bastante vezes com as frequentes visitas de oficiais nipônicos ao país. Vale lembrar que a pintura é apenas um conceito e ainda tem que ser aprovada, além de que está sujeita a alterações.

Com informações da ABC

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos