Trump cobra Congresso aprovação de nova ajuda bilionária às companhias aéreas

Em meio à campanha eleitoral para reeleição, Donald Trump foi até o Twitter para cobrar que o congresso americano aprove nova ajuda bilionária ao setor aéreo dos Estados Unidos.

O comentário do Presidente dos EUA veio horas depois de ele mesmo anunciar que iria abandonar a negociação com os Democratas para ter um novo pacote de ajuda econômica de $1,6 trilhões de dólares para diversos setores. Com a desistência, as ações das empresas aéreas tiveram uma queda drástica na bolsa Nasdaq, chegando a 4,5% no caso da American Airlines.

No entanto, horas depois Trump foi até seu Twitter para pedir com urgência que o congresso aprovasse o pacote de $25 bilhões de dólares (R$139 bi) para ajudar as empresas aéreas novamente. Essa seria uma segunda onda de injeção de recursos do governo para as empresas aéreas, que já receberam dinheiro e empréstimos no início da pandemia com o CARES Act.

O CARES Act expirou em 30 de setembro, sete dias atrás, desde então grandes empresas como a American e a United começaram a demitir gradualmente seus funcionários. Outras aéreas como a Spirit Airlines e a Delta Air Lines conseguiram chegar a acordos com seus empregados e não pretendem demitir por enquanto. Mas as duas primeiras afirmaram que podem reverter a decisão de demissões, recontratando os funcionários, caso o pacote de ajuda seja aprovado ainda em outubro.

Sem ajuda, as empresas sinalizaram que demitirão mais de 30 mil pessoas.

Assim, para garantir o apoio do setor aéreo e manter empregos, Trump recorreu ao Twitter para expor sua preocupação com a aviação comercial, assim como levantar a questão para que seus eleitores e cidadãos possam cobrar de seus políticos nas duas casas, a Câmara dos Representantes e o Senado Federal.

“A Câmara e o Senado devem IMEDIATAMENTE aprovar os $25 bilhões de dólares para o suporte à folha de pagamento das empresas aéreas e $135 bilhões para o programa de proteção de salários de pequenas empresas. Ambos serão pagos com fundos do CARES Act. Temos o dinheiro. EU vou assinar agora”, disse Trump no tuíte.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias