Turkish Airlines estreia hoje voos ao Brasil com Boeing 787-9

Avião Boeing 787-9 Dreamliner Turkish Airlines
Boeing 787-9 – Imagem: Adam Moreira (AEMoreira042281) / CC BY-SA

A Turkish Airlines está de volta ao Brasil a partir dessa sexta-feira, 16 de outubro, quando os voos na rota São Paulo – Istambul estão sendo retomados. A novidade fica por conta da nova aeronave a ser usada na ligação com a Turquia, que passa a ser o Boeing 787-9.

Desde a suspensão por conta da pandemia, apenas voos transportando carga continuaram ocorrendo regularmente rumo ao Brasil pela companhia, e a volta das operações com passageiros vinha sendo reprogramada para diferentes datas ao longo de outubro.

Um atrativo aos turistas mais destemidos é que a Turquia não conta com restrições à entrada de passageiros brasileiros em seu território. Além disso, não é exigido o teste PCR, que detecta a presença do vírus da Covid, antes do embarque, desde que os passageiros não tenham estado em países que possuem restrições de entrada na Turquia. No entanto, é necessário que haja um seguro de viagem internacional válido, caso contrário, a entrada será negada.

As operações

Nesse momento, as operações conectando os Aeroportos de Istambul e de Guarulhos, e posteriormente de Buenos Aires, ocorrerão às quartas, sextas e domingos. Uma quarta frequência está prevista para ser colocada em 1 de janeiro.

Os voos serão operados com os Boeings 787-9 Dreamliner, com capacidade para 300 passageiros, em configuração de 270 assentos em classe econômica, com disposição de 3-3-3 poltronas por fileira, e 30 assentos em executiva, com disposição 1-2-1.

Em certo momento, a empresa chegou a disponibilizar reservas de voos ao Brasil em que constava o Airbus A350 como a aeronave do voo, mas tal projeto foi postergado para o fim de março (sujeito a ajustes). Enquanto isso, as operações seguem com o 787.

A aeronave que cumpre o voo TK-193 nesta sexta-feira é o Dreamliner de matrícula TC-LLI, com previsão de chegada ao GRU Airport por volta das 20h40 no horário local.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias