Turkish Airlines não terá nenhum voo internacional até o final de maio

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

A companhia aérea nacional turca Turkish Airlines anunciou na terça-feira (14) a prorrogação da suspensão de voos internacionais em meio a surtos de coronavírus em todo o mundo. Pela nova projeção, a empresa aérea que possui a maior quantidade de destinos internacionais não voará para nenhum deles até o final de maio de 2020

Na prática, a empresa não voará nenhuma rota internacional até 20 de maio de 2020 “de acordo com as decisões tomadas pelas autoridades da Turquia e para proteger a saúde pública da pandemia do novo coronavírus”, segundo dizia a nota.

A pandemia de coronavírus afetou seriamente toda a indústria de viagens desde que apareceu em Wuhan, na China, em dezembro passado. A doença se espalhou para pelo menos 214 territórios, segundo dados da Universidade John Hopkins, dos EUA.

Em comunicado, a Turkish Airlines disse que o número de passageiros transportados no período de janeiro a março caiu 20%, para 13,4 milhões, ante 16,7 milhões no mesmo período de 2019. Os passageiros transportados em voos domésticos caíram 24,2%, enquanto o número de passageiros em voos internacionais diminuiu 16,7%. A taxa de ocupação de assentos da transportadora – fator de carga dos passageiros – diminuiu 4,5 pontos, para 75,5%.

A Turkish Airlines disse que sua carga e correio transportado durante o primeiro trimestre aumentou 3,6% em relação ao ano anterior, para 378.743 toneladas.

Com a sexta maior capacidade de carga do mundo, a Turkish Cargo começou recentemente a operar voos de carga com aeronaves de passageiros, além de aumentar os voos com 25 cargueiros puros. A Turkish Cargo planejou 155 voos por semana para cargueiros e 60 para aviões de passageiros, todos eles partindo de Istambul.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias