Início Empresas Aéreas Turkish Airlines usa Boeing 777 para desenhar a bandeira turca no céu

Turkish Airlines usa Boeing 777 para desenhar a bandeira turca no céu

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Aproveitando um dia comemorativo na história da Turquia, a companhia aérea nacional Turkish Airlines colou no céu um de seus grandes Boeings 777 para uma homenagem especial.

FlightRadar24 Voo 777 Turkish Desenho Bandeira Nacional

O dia 23 de abril marca a celebração da Soberania Nacional e do Dia da Criança no país. É um feriado público comemorativo da fundação da Grande Assembleia Nacional da Turquia, que ocorreu em 1920, e também o dia escolhido para enfatizar em todas as crianças que elas são sucessoras do futuro.

E neste dia especial, a Turkish Airlines desenhou o maior símbolo de uma bandeira nacional já feito no céu no mundo.

Segundo dados do FlightRadar24, a aeronave Boeing 777-300 de matrícula TC-JJF decolou da capital Ancara por volta das 9:40 da manhã (03:40 no horário de Brasília). Seu trajeto para fazer o símbolo da bandeira turca durou 2 horas e 38 minutos até o retorno ao solo do aeroporto de Ancara.

Avião Boeing 777-300 Turkish Airlines
Boeing 777-300 da Turkish Airlines, modelo usado no voo

FlightRadar24 Voo 777 Turkish Desenho Bandeira Nacional
Os dados do voo do Boeing 777 – Imagem: FlightRadar24

Para um voo como este, que não segue rotas específicas pré-determinadas, as coordenadas do percurso são inseridas no computador de bordo da aeronave para servirem de referência à operação. Veja na imagem a seguir como ficou o display no painel da aeronave:

Display painel Boeing 777 desenho bandeira nacional Turquia
Display no painel da aeronave – Imagem: Ozgur Cagdas

A celebração deste ano é significativa porque marca o 100º aniversário da fundação do parlamento. E a data se tornou o dia das crianças porque Mustafa Kemal Ataturk, fundador da República da Turquia, dedicou a elas. Nessa data, as crianças são bem-vindas no Parlamento turco e são simbolicamente colocadas para governar o país por um dia.

A tradicional bandeira vermelha da Turquia apresenta uma estrela branca e uma lua crescente, e foi adotada em 1844 pelo Império Otomano.

Diz-se que a parte vermelha representa o sangue derramado pelos soldados na Guerra da Independência da Turquia, enquanto a crescente e a estrela são simbólicos de sua cultura, já que possuem uma longa relação histórica com a época do Império Otomano e, por consequência, com o islamismo.

Confira abaixo mais casos de desenhos feitos no céu, incluindo o enorme Boeing 787 feito pela própria Boeing sobre os Estados Unidos.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.