Início Empresas Aéreas Último A380 da Etihad decola rumo a sua estocagem de longo prazo

Último A380 da Etihad decola rumo a sua estocagem de longo prazo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Estamos acompanhando a triste história do destino dos Airbus A380, que ao longo da crise pandêmica vêm sendo desativados ou estocados por seus operadores. Enquanto alguns deles ainda veem um futuro brilhante, como a Emirates e a Qantas, por exemplo, outras definitivamente desistiram de continuar com suas operações.

Hoje pela manhã, o último Airbus A380 da Etihad Airways decolou de sua sede em Abu Dhabi rumo a sua estocagem de longo prazo, pouco mais de um mês após o CEO da companhia confirmar a retirada de todos os superjumbos.

O voo de pouco mais de 7 horas aconteceu na manhã de hoje, quando o Airbus A380-800 decolou rumo à Espanha, onde ficará estocado no Aeroporto de Teruel, local esse sendo usado para armazenar aeronaves.

O jovem superjumbo registrado sob a matrícula A6-APF decolou às 06h11 UTC do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi rumo à Europa, sendo o último da companhia a ser estocado. Dados obtidos através da plataforma RadarBox mostram a rota que a aeronave realizou.

Imagem: RadarBox

Segundo dados do Planespotters, o Airbus A380 em questão tem apenas cinco anos e seis meses de idade, tendo sido entregue à companhia de bandeira emiradense em março de 2016 e, por fim, sendo a última de suas 10 aeronaves a ser levada para a estocagem de longo prazo.

Após anunciar formalmente, no mês passado, a suspensão de toda sua frota de Boeing 777-300ER e A380 por tempo indeterminado, a Etihad agora vai priorizar a operação com Boeing 787 Dreamliner e Airbus A350-1000, modelos considerados mais sustentáveis e financeiramente eficientes.

Segundo o Planespotters, na frota de aviões de corpo largo a companhia tem trinta jatos 787-9, nove 787-10 e mais um por receber, além de um A350-1000 e mais quatro por receber.