Início Indústria Aeronáutica

Último Airbus A380 da história decola em seu 1º voo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Após ter acionado seus motores pela primeira vez na semana passada e iniciado as primeiras movimentações de solo por conta própria, o último Airbus A380 da linha de produção do modelo acaba de decolar hoje para sua estreia no céu.

Segundo informações do Aviation Toulouse na manhã desta quarta-feira, 17 de março, o enorme jato, que utiliza a matrícula provisória F-WWSH, fazia seus testes de solo antes de tirar seus pneus da pista pela primeira vez.

O voo, além de ser o teste inicial do exemplar de número de fabricação 272, é também uma operação de translado do A380 das instalações onde é fabricado, em Toulouse, na França, para as de Hamburgo, na Alemanha, onde a Airbus finaliza a pintura dos jatos.

Também é esperado que a aeronave seja armazenada no local, visto que a entrega para a Emirates deste último jato da história não ocorrerá já nos próximos meses, mas somente daqui a mais de 1 ano, por volta de maio de 2022.

A decolagem de hoje aconteceu depois da conclusão e aprovação dos testes de corrida de pista e rejeição de decolagem feitos nesta manhã em Toulouse, conforme revelou a plataforma de rastreio RadarBox (clique aqui para ver em tempo real onde o A380 está).

A título de curiosidade, enquanto o último A380 produzido na história faz seu voo de estreia hoje, neste mesmo dia o primeiro gigante da história, de número de fabricação 001, também esteve no ar.

O jato de matrícula F-WWOW partiu de Toulouse e seguiu em direção a Tarbes, também na França, voando por cerca e 40 minutos na região e mantendo 3500 pés de altitude. Duas passagens foram feitas sobre a pista do aeroporto local, retornando na sequência à sede da Airbus.

O A380 número 001 voando nesta quarta-feira – Imagem: RadarBox

Sair da versão mobile