Último dos três Airbus A350 da força aérea alemã sai do ninho e inicia os testes de voo

O último dos três supermodernos Airbus A350 da Força Aérea Alemã está pronto e iniciou sua campanha de voos de teste. A entrada em serviço das três máquinas tem por objetivo o transporte aéreo dos representantes do alto escalão do estado e do governo de uma forma mais eficiente e confiável.

O terceiro A350 foi flagrado antes de seu primeiro teste de voo pelo fotógrafo francês conhecido como @Frenchpainter, que compartilhou as fotos no Twitter.

A gama de tarefas do A350 consiste principalmente no transporte de pessoal político do setor parlamentar, bem como no transporte de soldados. No futuro, também será possível transportar os feridos e enfermos com cuidados intensivos. A aeronave está em operação desde 2020.

Substituição do A340

O Airbus A350-900 é uma aeronave bimotora, de longo alcance e de corpo largo. É a aeronave com a maior proporção de compostos de fibra de carbono na fuselagem e estrutura de asa voando hoje. Um dos principais objetivos de sua entrada em serviço é substituir o Airbus A340, aeronave quadrirreatora, de alto consumo e que trouxe desconfiança após ficar inoperante em diversas ocasiões.

O alcance do A350 alemão é de aproximadamente 15.000 quilômetros com uma velocidade de cruzeiro de 910 quilômetros por hora. Ele pode transportar até 132 passageiros. Na parte traseira, existem poltronas para 76 passageiros, na área intermediária há poltronas de Classe Executiva para 30 pessoas e na frente a área VIP, para seletos convidados. Na parte frontal, ele está adaptado para funções de chefe de estado.

As duas primeiras aeronaves do modelo foram finalizadas nas instalações da Lufthansa Technik em Hamburgo, caminho pelo qual deve passar também o terceiro exemplar após a entrega.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias